Inspiração

Como uma conversa e uma sopa ajudaram a impedir uma guerra no século 16

por: Gabriela Glette

É na mesa que costuma acontecer grande parte das celebrações de nossas vidas, assim como as maiores e mais importantes transações. A comida tem o poder de nos unir, mas neste caso, foi graças à ela que uma guerra foi impedida. Esta incrível história aconteceu em 1529, quando um exército de soldados de infantaria católicos enfrentava um exército de protestantes durante a Reforma da Suíça.

sopa e conversa guerra 1

Quadro Die Kappeler Milchsuppe – do pintor suíço Gemälde von Albert Anker

Embora o conflito tenha sido chamado de “Primeira Guerra de Kappel”, nenhuma violência realmente ocorreu no campo de batalha. Como tudo deveria ter sido resolvido desde os primórdios da história da humanidade, os corações se acalmaram enquanto os líderes dos 2 exércitos conversavam. À medida que se tornaram mais e mais amigáveis, os exércitos decidiram compartilhar uma refeição de “sopa de leite”, com os protestantes fornecendo o pão e os católicos fornecendo o leite. Com a barriga cheia, o conflito se acalmou e um espírito de solidariedade se formou entre os rivais.

sopa e conversa guerra 2

Até hoje, a sopa de leite – também conhecida como Kappeler Milchsuppe – é um alimento básico da culinária suíça. Apesar de agora envolver mais alguns ingredientes do que no lendário campo de batalha há vários séculos, especialistas em culinária ainda dizem que a sopa de leite pode ajudar a unir as pessoas, independentemente do desacordo. Para quem você gostaria de oferecer a sopa de leite? Entenda mais aqui:

 

Publicidade

Foto 1: reprodução

Foto 2: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
A primeira advogada do Brasil foi uma mulher negra: a história de Esperança Garcia