Debate

Conheça a Atomik, a vodka de Chernobyl criada por cientistas

por: Redação Hypeness

Chernobyl voltou ao hype depois do lançamento bem-sucedido de uma série sobre o desastre nuclear de 1986. Os resultados, no entanto, são diversos. Alguns até bizarros – como os jovens que arriscam suas vidas em busca da selfie perfeita na zona de exclusão. 

– O que é verdade e o que é ficção na poderosa série ‘Chernobyl’, da HBO

O lucro será usado para o auxílio de famílias afetadas pelo desastre

Desta vez, como noticia a BBC,  professor Jim Smith, da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, desenvolveu uma espécie de vodca atômica. Em mais de 30 anos, a ‘Atomik’ é a primeira bebida produzida com cereais e água da zona de exclusão nas proximidades da usina Chernobyl, na Ucrânia. 

“Eu tremo só de pegar nela”, diz o professor. 

Pesquisadores envolvidos no projeto garantem a qualidade da bebida, segundo eles desenvolvida a partir de anos de estudo sobre, por exemplo, a recuperação da terra desde o fatídico ano de 1986. 

O professor da Universidade de Portsmouth afasta dos riscos de possível radioatividade. “Não é mais radioativa do que qualquer outra vodca”. Smith acrescenta, “quando você destila alguma coisa, as impurezas ficam nos resíduos”. 

Usina nuclear de Chernobyl em 2019

A ideia do grupo é reverter o lucro das vendas para comunidades que ainda sofrem com os efeitos do acidente nuclear na região da antiga União Soviética.  

“É mais uma bebida destilada de cereais do que uma vodca, por isso tem muito mais notas frutadas. Você consegue saborear o centeio”, descreve Sam Armeye, do bar Swift, em Londres.

– Diretor de ‘Chernobyl’ pede respeito após selfies e nudez em zona de exclusão

A explosão do reator na usina nuclear de Chernobyl provocou evacuação em massa na região, afetando principalmente a cidade de Pripyat. O acidente matou 31 pessoas, porém milhões foram afetadas pela exposição aos altos índices de radioatividade. 

Publicidade

Fotos: foto 1: Reprodução/CNN/foto 2: Brendan Hoffman/Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Xuxa sai em defesa de trabalho voluntário de Sasha na África