Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Enquanto a política brasileira promove o atraso, a ciência e a educação procuram nos empurrar para o futuro, e uma boa notícia vem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB): a inauguração de uma disciplina que estudará o uso medicinal da maconha. A disciplina será ministrada aos alunos dos cursos de medicina, biomedicina e farmácia a partir do próximo semestre, e sua aplicação foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).
Intitulada “Sistema Endocanabinoide e Perspectivas Terapêuticas da Cannabis Sativa e Seus Derivados”, a aula surgiu pela necessidade de capacitar os profissionais da saúde para a nova realidade, como sugere o título, do uso medicinal da maconha. “Já faz um tempo que trabalho com pesquisa e extensão e percebi que há uma demanda enorme de profissionais de saúde, principalmente médicos, que não se sentem seguros em prescrever a medicação porque não tiveram essa formação dentro da universidade”, afirmou a professor Katy Albuquerque, do departamento de fisiologia e patologia da universidade e idealizadora da disciplina.
A aula será optativa, e oferecerá um olhar médico, histórico e jurídico sobre o uso da maconha e seus derivados como remédio, destacando os benefícios e as transformações que essa aplicação medicinal vem provocando. Uma maior capacitação dos futuros profissionais de saúde pode impactar positivamente a realidade brasileira de maneira imediata: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária já permite a importação de remédios à base de maconha para o tratamento de autismo, depressão, esclerose múltipla, certos tipos de câncer, epilepsias e outros males. Lamentavelmente, a UFPB é uma das Universidades Federais mais ameaçadas pelo corte de investimentos em educação anunciado pelo atual governo federal.
Publicidade
O último domingo, dia 13, registrou o maior número de novos registros de Covid-19 no mundo desde o começo da...
Em meio a tantas notícias ruins sobre o avanço do coronavírus pelo mundo, eis que: pesquisadores da Unicamp...
Dois esqueletos foram encontrados abraçados em Datong, na província chinesa de Shanxi, em um túmulo de cerca de 1,5...
O cérebro de pessoas idosas pode sim funcionar melhor do que o de jovens em certos aspectos. É o que indica uma...
Uma pesquisa divulgada pelo site Minha Vida no dia 7 de abril revelou como o estresse afeta mais e de forma mais...
Durante a pandemia, talvez a humanidade tenha parado, mas o resto do mundo - e do universo - ainda continua. E o mês...
Se todos ficássemos em silêncio por um ou dois meses, ou se ao menos falássemos mais baixo, provavelmente a pandemia...
A Agência Espacial Norte-Americana (NASA), revelou, por meio das redes sociais, uma foto de cair o queixo: trata-se,...
Simone Maria da Conceição, de 43 anos, foi a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Recife (PE), procurando ajuda...