Ciência

Cursos de saúde pública da UFPB terão aulas de uso medicinal da maconha

por: Vitor Paiva

Enquanto a política brasileira promove o atraso, a ciência e a educação procuram nos empurrar para o futuro, e uma boa notícia vem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB): a inauguração de uma disciplina que estudará o uso medicinal da maconha. A disciplina será ministrada aos alunos dos cursos de medicina, biomedicina e farmácia a partir do próximo semestre, e sua aplicação foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

Intitulada “Sistema Endocanabinoide e Perspectivas Terapêuticas da Cannabis Sativa e Seus Derivados”, a aula surgiu pela necessidade de capacitar os profissionais da saúde para a nova realidade, como sugere o título, do uso medicinal da maconha. “Já faz um tempo que trabalho com pesquisa e extensão e percebi que há uma demanda enorme de profissionais de saúde, principalmente médicos, que não se sentem seguros em prescrever a medicação porque não tiveram essa formação dentro da universidade”, afirmou a professor Katy Albuquerque, do departamento de fisiologia e patologia da universidade e idealizadora da disciplina.

A aula será optativa, e oferecerá um olhar médico, histórico e jurídico sobre o uso da maconha e seus derivados como remédio, destacando os benefícios e as transformações que essa aplicação medicinal vem provocando. Uma maior capacitação dos futuros profissionais de saúde pode impactar positivamente a realidade brasileira de maneira imediata: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária já permite a importação de remédios à base de maconha para o tratamento de autismo, depressão, esclerose múltipla, certos tipos de câncer, epilepsias e outros males. Lamentavelmente, a UFPB é uma das Universidades Federais mais ameaçadas pelo corte de investimentos em educação anunciado pelo atual governo federal.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Quarentena provocada pelo coronavírus mudou rotação da Terra