Debate

Desigualdade bate recorde no Brasil, aponta novo estudo da FGV

por: Redação Hypeness

O aumento da desigualdade segue a passos largos no Brasil. Um levantamento da Fundação Getúlio Vargas, FGV Social, diz que em 17 trimestres o 1% mais rico da população teve aumento do poder de compra de 10%. É o maior período de alta ininterrupta da história. 

– Desigualdade entre homens e mulheres no trabalho não diminui há 27 anos

Crise? Desde 2014, setores abastados da sociedade brasileira vivem no azul. Os endinheirados estão rindo à toa enquanto o resto da população se equilibra com desemprego na casa dos 12%

A desigualdade aumenta há quatro anos no Brasil

Falando em pobreza, o poder de compra dos menos favorecidos caiu cerca de 18% no mesmo período. O abismo, de acordo com os pesquisadores da FGV, é estimulado justamente pela falta de trabalho. 

“Nem mesmo em 1989, que constituiu o nosso pico histórico de desigualdade brasileira houve um movimento de concentração de renda por tantos períodos consecutivos”, diz o estudo ‘A Escalada da Desigualdade’, divulgado no último dia (16). 

A Pnad Contínua mostra que o desemprego no Brasil saltou de 6,5% em 2014 para 12% em 2019, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Recorte racial 

A desigualdade social se aprofunda entre negros e brancos. A Organização das Nações Unidas afirma que a população afrodescendente é mais afetada pela violência e desigualdade no Brasil. 

A diferença entre negros é brancos é enorme

– Em SP, Obama dá o recado, ‘se você não inclui negros e mulheres, está deixando talento para trás’

Entre jovens de 15 e 29 anos, em 2014, 62,9% dos que não estudavam e nem trabalhava eram negros, afirma o IBGE. No campo econômico, a informalidade afeta muito mais os afro-brasileiros, que respondem por 48,4%. 

Publicidade

Fotos: EBC


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Jovem de 22 anos morre em SP após explosão de churrasqueira; saiba como evitar