Sustentabilidade

Desmatamento da Amazônia cresceu em julho 278% em relação a 2018

por: Redação Hypeness

Em apenas um ano o desmatamento da Amazônia aumentou 278%. Em julho de 2018, foram 596,6 km² e este ano, despropositais 2.254,8 km². Isto significa que o desmate observado em julho equivale a mais de um terço de todo o volume desmatado nos últimos 12 meses.

desmatamento amazonia 1

Longe de ser teoria da conspiração, na semana passada o presidente Jair Bolsonaro afirmou que: “Maus brasileiros divulgaram números mentirosos sobre o desmatamento da Floresta Amazônica”. O levantamento leva em consideração 3 categorias de corte de vegetação como medida para evitar distorções e são do Sistema de Detecção do Desmatamento na Amazônia Legal em Tempo Real (Deter) – ferramenta do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) responsável por fiscalizar o desmatamento.

desmatamento amazonia 3

Os dados chocam e chamam atenção do mundo. O Ministério do Meio Ambiente da Alemanha acaba de suspender o financiamento de projetos para a proteção florestal, em razão do aumento do desmatamento da Amazônia. A resposta dada por Jair Bolsonaro, no domingo (11) foi, no mínimo, chocante: “Vai deixar de comprar à prestação a Amazônia. Pode fazer bom uso dessa grana, o Brasil não precisa disso”.

desmatamento amazonia 2

Impunidade a crimes ambientais, retrocesso em políticas ambientais e o crescimento da criação de gado na região, explicam porque nunca se desmatou tanto. Florestas inteiras vêm sendo substituídas por pastos. Somente a AgroSB Agropecuária é dona de uma área de 145 mil hectares na região. Países como Alemanha e França já ameaçaram embargo econômico durante cobranças públicas para que o Brasil controle a situação.

desmatamento amazonia 4

Reduzir o desmatamento é mais do que primordial para que possamos salvar o pulmão verde do planeta. E não pense que nós não podemos fazer nada. Todo mundo pode. Podemos começar abolindo a carne de nossa dieta. Que tal?

Publicidade

Fotos 1 e 2: BBC

Fotos 3 e 4: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Coca-Cola desenvolve suas primeiras garrafas com pet retirado dos oceanos