Inspiração

Eles tocam música clássica em cenas de crimes para ajudar vizinhos a superar trauma

por: Redação Hypeness


Formado apenas por pessoas negras e latinas, o Black String Triage Ensemble toca música em cenas de crimes em Milwaukee, nos Estados Unidos. Os músicos esperam que a atitude ajude os vizinhos a superar o trauma.

Com idades entre 11 e 75 anos, o grupo entende que talvez a atitude não seja tão importante para quem perdeu uma pessoa próxima, por exemplo. Mesmo assim, acreditam que é uma forma de aliviar o estresse na comunidade que é afetada indiretamente pelos crimes ocorridos próximo de suas casas ou do local de trabalho.

O compromisso principal da iniciativa é atenuar os ânimos em locais onde ocorreram mortes por tiros. Entretanto, eles também atuam em suicídios, mortes pelo uso de opióides, acidentes de carro, incêndios de residências e mortes de crianças.

View this post on Instagram

Triage Concert on Wells June 8th 2019

A post shared by The Black String Triage Ensemb (@theblackstringtriageensemble) on


“Pedir a alguém que vá a uma sala de concertos ou igreja é como pedir a alguém que vá à sua casa. Nem toda pessoa se sente à vontade em qualquer bairro ou igreja. Fazer um show ao ar livre é uma experiência da comunidade. Um evento trágico, como atirar em uma pessoa, é sempre, de alguma forma, uma experiência comunitária”, explica o site do projeto.

A preferência por músicos negros ou latinos é proveniente do fato de que estas são as maiores vítimas de assassinato nos Estados Unidos. Além disso, os músicos relembram que antigamente os instrumentos de corda estavam intimamente associados aos escravos e, com o tempo, passaram a ser associados às classes sociais mais altas. Com isso, tornou-se raro encontrar negros tocando este tipo de instrumento, geralmente mais caro.

View this post on Instagram

Triage Concert 84th street June 8th, 2019

A post shared by The Black String Triage Ensemb (@theblackstringtriageensemble) on


“Muitos não acreditam que tocar um instrumento de cordas seja algo que os negros americanos possam fazer. Dada a missão da orquestra, é necessário o confronto visual para que todos, inclusive os americanos negros e latino-americanos, comecem a pensar de maneira diferente”, explicam.

Um vídeo publicado no canal do Youtube WISN 12 News mostra os músicos em ação e é simplesmente maravilhoso!

Publicidade

Foto: The Black String Triage Ensemb/Reprodução Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ela criou um rótulo de vinho inspirado na vitória contra o câncer