Inovação

Empresa de delivery compra startup de veículos autônomos e de direção remota

Vitor Paiva - 27/08/2019 às 09:25

A empresa de entregas estadunidense Doordash anunciou a compra da Scotty Labs, uma startup que trabalha com tecnologia de direção autônoma e direção remota. A tendência por testar e futuramente utilizar a tecnologia dos veículos sem seres humanos, dirigidos por computadores, se confirmou com a confirmação de que, além da aquisição, foram contratados para o quadro executivo da Doordash dois co-fundadores da Lvl5, outra empresa adquirida pela companhia de delivery, que trabalhava com o desenvolvimento de mapas de alta resolução para veículos autônomos.

Essa não é a primeira iniciativa na direção do uso dessas novas tecnologias para entregas: o Uber Eats já realizou testes nesse sentido, e a própria Doordash já havia estabelecido uma parceria com a Starship Technologies e a Marble, a fim de testar a eficácia da entrega de comidas através de robôs. Outra parceria se deu com a Cruise, que desenvolve carros autônomos, a fim de testar a utilização da tecnologia para seus serviços de entrega.

Se o futuro dos transportes e deliveries parece inevitavelmente ser o uso dos veículos dirigidos por computadores, essa tendência não se dá sem imensos debates: no passado recente, um veículo autônomo em teste atropelou e matou uma mulher nos EUA. Além disso, um estudo sugere que o uso da tecnologia pode piorar o trânsito nas grandes cidades – e ainda reduzir as oportunidades de emprego para seres humanos.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Canais Especiais Hypeness