Arte

Esboços secretos são descobertos em obra de Da Vinci 500 anos após sua morte

por: Redação Hypeness

As obras de Leonardo da Vinci ainda inspiram amantes da arte ao redor do mundo. 500 anos após sua morte, a descoberta de esboços secretos em um de seus quadros promete desvendar parte de seu processo criativo.

O rascunho foi encontrado sob camadas de tinta da obra “Virgem das Rochas”. Traços do pintor foram descobertos com um sistema de raio-X e imagens infravermelhas e hiperespectrais. Pesquisadores da National Gallery de Londres chegaram à conclusão de que Da Vinci fazia seus esboços com um pigmento à base de zinco.

Os resultados de tais estudos aumentaram a curiosidade sobre as criações do pintor. Especialistas afirmam que Da Vinci teria testado diversas ideias antes de decidir por pintar a cena que conhecemos hoje.

Um dos esboços apresenta uma composição bastante diferente, com Maria ajoelhada sobre o menino Jesus, com um anjo os observando. Outro rascunho se parece bastante ao resultado final, porém com a cabeça de Jesus posicionada em um ângulo diferente.  Essas ideias também ficaram descritas na parte acima do painel.

A Virgem das Rochas, também chamada de Virgem dos Rochedos, é o título dado a duas pinturas que representam cenas semelhantes pintadas por Leonardo da Vinci, estima-se que entre os anos 1483 e 1508. Atualmente uma das versões pode ser vista no Museu do Louvre, em Paris, enquanto a outra permanece na National Gallery, em Londres.

As descobertas estarão em exibição na mostra Leonardo: Experience a Masterpiece, em cartaz na National Gallery de Londres de 9 de novembro a 12 de janeiro de 2020.

Publicidade

Foto em destaque: Virgem das Rochas, de Leonardo da Vinci; obra em domínio público


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
SIM SP: Luedji Luna, Josyara, Rosa Neon e 27 nomes da música para ficar de olho