Ciência

Essa era a cara de algumas frutas e legumes há milhares de anos

por: Gabriela Glette

Falamos muito sobre a evolução do homem, mas raramente paramos para pensar sobre como o que que comemos hoje mudou. Os primeiros legumes e frutas que alimentaram nossos antepassados, há milhares de anos, eram completamente diferentes dos que existem hoje e isto é fruto da genética. É claro que o tipo de modificação genética praticada antigamente era bem diferente da de hoje, mas ainda assim você irá se impressionar.

frutas de antigamente 6

Os primeiros agricultores não modificavam suas culturas para resistir aos pesticidas, mas sim para dar um boost naqueles atributos mais desejáveis. Isso muitas vezes significava produtos maiores e mais suculentos, alguns dos quais era impossível encontrar na natureza.

frutas de antigamente 7

Ao longo dos séculos, conforme fomos adquirindo mais e mais conhecimento, fomos também moldando nossa alimentação e modificando as colheitas. Selecionamos alguns para que você possa compreender a diferença:

Pêssego

Não só eram muito menores, mas sua pele era cerosa e o caroço ocupava a maior parte do espaço dentro da fruta.

frutas de antigamente 1

 

Milho

As origens do milho têm sido ligadas a uma planta florida chamada teosinte. Ao contrário do saboroso milho que temos hoje, há quase 10 mil anos eles tinham apenas 5 a 10 grãos cobertos individualmente em sua espiga e o sabor era parecido com a batata.

frutas de antigamente 2

Banana

Talvez esta seja a que mais tenha se transformado. O cultivo da banana começou há mais de 8 mil anos, no sudeste da Ásia e Papua Nova Guiné e, naquela época, era possuía tantas sementes, que era praticamente impossível comê-la.

frutas de antigamente 3

Melancia

Muito mais pálidas e com muito menos fruta, a melancia era muito parecida com o melão. Elas foram  seletivamente criadas para aumentar a quantidade de licopeno na placenta da fruta – a parte que comemos.

frutas de antigamente 4

Cenoura

Apesar de ser um tubérculo – ou seja, uma espécie de raiz, a cenoura de antigamente tinha tanta cara de raiz que não dava nem vontade de comer. A cenoura de hoje é uma subespécie da Daucus carota que provavelmente se originou na Pérsia.

frutas de antigamente 5

Publicidade


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Osmar Terra, negacionista da pandemia, está internado com covid-19 em UTI