Sustentabilidade

Etiópia quebra recorde e planta 350 milhões de árvores em 12 horas

por: Vitor Paiva

Enquanto o atual governo brasileiro tenta negar e camuflar a evidente realidade das queimadas e da redução das florestas no Brasil, outros países estão colocando a mão na massa – ou melhor, na terra – para darem os primeiros largos gestos a fim de corrigir essa tragédia anunciada do desmatamento no planeta. E para atingir a meta de plantar pelo menos 4 bilhões de árvores até o próximo mês de outubro, a Etiópia deu um importante e impressionante passo: ao plantar 350 milhões de árvores em 12 horas, o país bateu o recorde mundial de árvores plantadas em um só dia.

O primeiro-ministro Abiy Ahmed plantando na Etiópia

Anteriormente o recorde pertencia à Índia, que em 2017 plantou 66 milhões de árvores em um dia. O marco etíope é parte dos esforços comandados pelo primeiro-ministro, Abiy Ahmed, que tem como de seu governo deixar para o país um “legado verde”, e reverter o atual quadro ambiental no território: segundo a ONU, a cobertura florestal na Etiópia foi reduzida de 35% do solo etíope, no início do século XX, para somente 4% no início dos anos 2000. O próprio Abiy Ahmed ajudou a plantar diversas árvores ao longo do dia.

Segundo os dados oficiais do país, até aqui o atual governo já plantou cerca de 2,6 bilhões de árvores pela nação, a fim de alcançar a meta verde de outubro. Apesar do recorde ainda não ter sido reconhecido pelo Guinness Book of World Records, a comunicação oficial do primeiro-ministro da Etiópia já afirmou à imprensa internacional que a organização – responsável pela autenticação dos recordes em todo o planeta – está auxiliando para a realização dessa contagem final e oficial.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Entenda a função do bosque de conservação urbana recém inaugurado na 23 de maio