Diversidade

Ex-prostituta condenada por matar cliente é perdoada e libertada nos EUA

por: Redação Hypeness

Cyntoia Brown está livre. Aos 31 anos, a norte-americana deixa prisão para mulheres no Tennessee depois de ser condenada, com apenas 16 anos,  à prisão perpétua pela morte de um homem. 

– Cyntoia Brown, condenada à prisão perpétua aos 16 anos por matar abusador, recebe perdão do Estado

O desfecho da história acontece depois da mobilização de celebridades como Kim Kardashian, Lebron James e Rihanna. Cyntoia obteve clemência em janeiro. A jovem sempre reconheceu o assassinato, mas alegou legítima defesa.

Abusada de todas as formas, Cyntoia Brown está livre

– Feminicídios crescem 44% no primeiro semestre de 2019 em SP

“Governador e primeira-dama Haslam, agradeço pelo voto de confiança. Com a ajuda de Deus os deixarei, assim como todos meus apoiadores, orgulhosos”, disse em nota divulgada na segunda-feira (5).  

Cyntoia embarca agora em regime condicional de 10 anos e não pode violar nenhuma lei estadual ou federal. Ela deve frequentar regularmente sessões de conciliação, diz o comunicado emitido pelo governador Bill Haslam. 

Violência contra a mulher

Cyntoia Brown é uma jovem negra de origem humilde. A mãe teve problemas com a dependência química e o álcool. Ainda criança, foi colocada para adoção. Com 16 fugiu da família adotiva e se instalou em um motel com um cafetão que a estuprou e forçou-a se prostituir. Eis que em 2004, ainda com 16 anos, ela atirou na nuca de Johnny Allen, de 43.

– Condenado por homicídio, goleiro Bruno usa regime semiaberto para tentar voltar ao futebol

Os juízes não levaram em consideração a realidade vivida pela adolescente. Os advogados de defesa classificaram o caso como tráfico sexual, com o agravante  de colocar a integridade física em risco. 

Agora livre, a Cyntoia Brown deve passar por um período de readaptação e depois embarcar em projetos para auxiliar mulheres vítimas de violência. Um livro também está nos planos. 

“Cyntoia Brown, bem-vinda à casa!!!”, escreveu LeBron James.

Publicidade

Foto: Reprodução/NBC News


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Senado derruba portaria da Fundação Palmares que exclui personalidades negras