Inspiração

Exposição revela beleza das mulheres sem a ‘pele perfeita’ (e irreal) dos comerciais

Vitor Paiva - 28/08/2019 | Atualizada em - 12/12/2019

Para debater a pressão sobre mulheres reais em busca da pele perfeita que só existe na fantasia da publicidade, a fotógrafa inglesa Sophie Harris-Taylor decidiu criar uma exposição mostrando, sem maquiagem, como essas mulheres lidam com suas dificuldades dermatológicas reais – denunciando assim o horror dos padrões de beleza. “Nós somos ensinadas a acreditar que todas as mulheres tem peles perfeitas e sem defeitos e isto não existe”, disse a fotógrafa.

As imagens formam a exposição Epidermis e trazem a beleza de mulheres que não correspondem aos tais padrões para a galeria Francesca Maffeo, em Londres. “Acne é algo de que não se fala muito. As pessoas apenas nos dizem o que é ruim e feio e que devemos cobrir. Para quem sofre com isso, não temos com quem nos identificar e é muito solitário”, afirmou uma das mulheres fotografadas.

Segundo o texto de apresentação da exposição, é fundamental revelar com orgulho e beleza a realidade diante de tal pressão impossível. “Muitas mulheres possuem condições como acne, rosácea e eczema, e muitas dessas mulheres sentem a pressão por se esconder atrás de uma máscara de maquiagem, cobrindo o que, na realidade, faz delas únicas”, afirma o texto.

Publicidade

© fotos: Sophie Harris-Taylor


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.