Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Angela Davis já está com data marcada para voltar ao Brasil. Depois de breve passagem por Salvador, onde discursou na reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o ícone do feminismo negro desembarca no Rio de Janeiro e São Paulo para lançar um novo livro.
– Sem Winnie Mandela, o mundo e as mulheres negras perdem mais uma rainha da luta antirracista
Angela Davis de volta ao Brasil em outubro
De acordo com informações de Mônica Bergamo, a norte-americana promove, em outubro, o livro ‘Uma Autobiografia’ e participa da conferência ‘Liberdade é uma Luta Constante’, parte do ‘Seminário Internacional Democracia em Colapso’, promovido pela editora Boitempo e o Sesc SP.
Aos 75 anos, Angela Davis segue ativa e envolvida em diferentes frentes, que em comum possuem a luta pela emancipação negra e a liberdade. Duas publicações de sua autoria, ‘Mulheres, Raça e Classe’ e ‘Mulheres, Cultura e Política’, arrebataram o público no Brasil nos últimos anos.
Sua postura abriu o caminho para o surgimento de novas correntes do feminismo negro e expoentes como a assistente social e mestranda soteropolitana Carla Akotirene, que lançou há pouco o livro ‘O Que é Interseccionalidade’, parte da série ‘Feminismos Plurais’ da editora letramento.
Angela Davis na década de 1970
– Candidatura de Conceição Evaristo à ABL é afirmação da intelectualidade negra
Ativista dos Panteras Negras e ex-membra do Partido Comunista na década de 1960, Davis chegou a ser presa, perseguida pelo FBI e acusada de conspiração. Em entrevista recente ao El País, ela afirmou que “o racismo hoje volta a ser mais violento e explícito”.
A filósofa, porém, ressaltou os movimentos contrários de esquerda. “Como #MeToo e Black Lives Matter são resultado do trabalho de várias gerações. A percepção da injustiça e da desigualdade é mais profunda”, concluiu.
Para conhecer mais sobre a trajetória de Angela Davis, o Hypeness recomenda o documentário ‘Libertem Angela Davis’, lançado por Shola Lynch, em 2014.
A passagem de Angela Davis pelo Brasil começa no dia 15 de outubro, durante a conferência ‘A Liberdade é uma luta Constante’, que encerra o fórum ‘Democracia em Colapso?’, no Sesc Pinheiros, em São Paulo. A mediação será da jornalista Adriana Ferreira Silva, editora-executiva de Marie Claire Brasil.
No dia 21 de outubro, uma segunda-feira, Angela Davis ministra palestra no Auditório Ibirapuera, também na capital paulista. O evento conta com a presença de Anielle Franco, irmã de Marielle Franco. A promoção é fruto de parceria entre Boitempo, Auditório do Ibirapuera, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Paulo e Itaú Cultural.
Por fim, em 23 de outubro, Davis desembarca no Rio de Janeiro para receber a Medalha Tiradentes, concedida pela Assembleia Legislativa por iniciativa da deputada estadual Renata Souza. Todas as atividades contam com a parceria da Fundação Rosa Luxemburgo.
Outras informações sobre a agenda de Angela Davis no Brasil você encontra no site www.democraciaemcolapso.com.br
Publicidade
Estamos em 2019, mas ainda tem gente que acredita em racismo reverso. O youtuber Kaique Brito resolveu discutir o...
Você conhece algum influenciador digital com deficiência? Ainda que a internet dê amplitude e voz para milhões de...
A gente sabe que não dá para pensar as tarefas domésticas a partir de uma lógica machista. Nessa linha, a nova...
A música ‘Quero Ser Feliz Também’ é um dos maiores sucessos do Natiruts. A canção conquistou não só pela...
Alan Turing é um verdadeiro transgressor, além de ser um matemático visionário e responsável pelo desenvolvimento...
Ndeye Fatou Ndiaye é uma jovem de 15 anos que ficou conhecida pelo racismo sofrido por colegas de escola. Aluna do...
Elliot Page, que assumiu sua transexualidade publicamente em dezembro do ano passado, foi capa da nova edição da...
A gigante esportiva Adidas tomou uma importante decisão para corrigir uma injustiça e possivelmente ampliar o futuro...
Em 1892, a França estava no pico do colonialismo na África, invadindo diversos países e subjugando milhões de...