Diversidade

Filósofa e ‘rainha’ do feminismo negro Angela Davis vem ao Brasil em outubro

por: Redação Hypeness

Angela Davis já está com data marcada para voltar ao Brasil. Depois de breve passagem por Salvador, onde discursou na reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o ícone do feminismo negro desembarca no Rio de Janeiro e São Paulo para lançar um novo livro. 

– Sem Winnie Mandela, o mundo e as mulheres negras perdem mais uma rainha da luta antirracista

Angela Davis de volta ao Brasil em outubro

De acordo com informações de Mônica Bergamo, a norte-americana promove, em outubro, o livro ‘Uma Autobiografia’ e participa da conferência ‘Liberdade é uma Luta Constante’, parte do ‘Seminário Internacional Democracia em Colapso’, promovido pela editora Boitempo e o Sesc SP. 

Pantera negra, inspiração e na ativa 

Aos 75 anos, Angela Davis segue ativa e envolvida em diferentes frentes, que em comum possuem a luta pela emancipação negra e a liberdade. Duas publicações de sua autoria, ‘Mulheres, Raça e Classe’ e ‘Mulheres, Cultura e Política’, arrebataram o público no Brasil nos últimos anos.

Sua postura abriu o caminho para o surgimento de novas correntes do feminismo negro e expoentes como a assistente social e mestranda soteropolitana Carla Akotirene, que lançou há pouco o livro ‘O Que é Interseccionalidade’, parte da série ‘Feminismos Plurais’ da editora letramento. 

Angela Davis na década de 1970

– Candidatura de Conceição Evaristo à ABL é afirmação da intelectualidade negra

Ativista dos Panteras Negras e ex-membra do Partido Comunista na década de 1960, Davis chegou a ser presa, perseguida pelo FBI e acusada de conspiração. Em entrevista recente ao El País, ela afirmou que “o racismo hoje volta a ser mais violento e explícito”.

A filósofa, porém, ressaltou os movimentos contrários de esquerda. “Como #MeToo e Black Lives Matter são resultado do trabalho de várias gerações. A percepção da injustiça e da desigualdade é mais profunda”, concluiu. 

Para conhecer mais sobre a trajetória de Angela Davis, o Hypeness recomenda o documentário ‘Libertem Angela Davis’, lançado por Shola Lynch, em 2014. 

Agenda: 

A passagem de Angela Davis pelo Brasil começa no dia 15 de outubro, durante a conferência ‘A Liberdade é uma luta Constante’, que encerra o fórum ‘Democracia em Colapso?’, no Sesc Pinheiros, em São Paulo. A mediação será da jornalista Adriana Ferreira Silva, editora-executiva de Marie Claire Brasil.

No dia 21 de outubro, uma segunda-feira, Angela Davis ministra palestra no Auditório Ibirapuera, também na capital paulista. O evento conta com a presença de Anielle Franco, irmã de Marielle Franco. A promoção é fruto de parceria entre Boitempo, Auditório do Ibirapuera, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Paulo e Itaú Cultural.

Por fim, em 23 de outubro, Davis desembarca no Rio de Janeiro para receber a Medalha Tiradentes, concedida pela Assembleia Legislativa por iniciativa da deputada estadual Renata Souza. Todas as atividades contam com a parceria da Fundação Rosa Luxemburgo.

Outras informações sobre a agenda de Angela Davis no Brasil você encontra no site www.democraciaemcolapso.com.br

Publicidade

Fotos: foto 1: Sean Drakes/Getty Images/foto 2: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Torcida do Corinthians se mobiliza por final do Brasileirão feminino na Arena