Sustentabilidade

Fotos chocantes alertam para o impacto irreversível do plástico no meio-ambiente

por: Redação Hypeness


Em tempos de negação da ciência e de fatos históricos, a ‘Mostra SP de Fotografia’ ocupou algumas ruas da Vila Madalena, em São Paulo, com registros de artistas comprometidos com o meio ambiente. 

– Canudos não são maior problema: redes de pesca geram 46% do plástico nos oceanos

A intenção do evento, que teve nona edição encerrada no domingo (4), é mostrar, sem meias palavras, os efeitos da poluição provocada pelo uso desenfreado de plástico. Rios, desertos, florestas, o meio ambiente como um todo sofre com agressões que parecem não ter fim.  

As consequências são devastadoras. Cerca de 80% do lixo despejado em rios como o Tietê, em São Paulo, na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro ou em mares mundo afora, são gerados nas grandes cidades. 

View this post on Instagram

A bituca de cigarro é o principal item encontrado em limpezas de praias no Brasil e em todo o mundo de acordo com a @oceanconservancy e @ecosurfoficial. São mais de 4,5 mil substâncias tóxicas que passam para o solo, rios, corregos, areia… Elas demoram mais de 5 anos no ambiente e são 12 bilhões delas descartadas diariamente! Sábado, ainda como atividade da 9ª Mostra, faremos uma força-tarefa na Vila Madalena que é uma caminhada de limpeza e coleta nas ruas. Uma ação em parceria com o Movimento “Mundo sem Bitucas” , Plogging Brasil e Limpa Brasil. Todos convidados. A saída é do Bar do Beco. Oferecemos luvinhas e o fim dessa brincadeira pra lá de séria tem grande chance de terminar em confraternização em algum lugar agradável do bairro. Apareçam!! #fotografia #fotografiadocumental #plastico #vidasemplastico #plasticfree #plasticonao #vilamadalena Apoios @advogadosemfronteiras @beautik.br @civicobr @e.b.a.c @everydaybrasil @fasamazonas @ligadasmulherespelosoceanos @pauli_chamorro #mareslimpos @namidiacom @xexeutripolioficial @natgeobrasil @covermeer @plogging.brasil @ploggingbrasil @limpabrasil @mundosembitucas @onu_meio_ambiente @parley.tv @rioseruas @saopaulosao @savimainsta @weareprojectzero @wwfbrasil Patrocínio @grinbr Idealização @docgaleria @ecosurfoficial Realização Cidade de São Paulo Projeto @mostraspdefotografia . A foto que abre o post foi feita pela ambientalista Karen Mason, na Flórida, EUA.

A post shared by Mostra SP de Fotografia (@mostraspdefotografia) on


– Lei anti-plástico reduz em 67% morte de animais marinhos por sufocamento no Quênia

Embora existam medidas como o banimento do uso de canudinhos no Rio de Janeiro e São Paulo, são poucos os esforços para conter a avalanche do plástico. 

Um estudo publicado pelo Boletim da Poluição Marinha afirma que a poluição marinha por plástico gera prejuízo de 2,5 trilhões de dólares por ano. Anualmente, os oceanos recebem cerca de 8 milhões de toneladas de objetos plásticos. 

– Empresa do Vietnã cria canudo biodegradável feito a partir de capim

Confira algumas das principais fotografias: 

1. Represa Billings, SP, por Apu Gomes: 

2. Recife: Canal do Arruda por Diego Nigro/JC 

3. Enchente do Rio Negro, Amazonas, por Rapahel Alves 

4. O plástico em Fernando de Noronha por Luiza Sampaio 

 

5. Justin Hofman: Cavalo marinho e o plástico na Indonésia

 

Publicidade

Fotos: foto 1: Apu Gomes/Reprodução/foto 2: Diego Nigro/JC/Reprodução/foto 3: Raphael Alves/Reprodução/foto 4: Luiza Sampaio/Reprodução/foto 5: Justin Hofman/Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Jardim automático permite que você cultive até 76 plantas dentro de casa