Fotografia

Fotos mostram os perrengues reais por trás das fotos clássicas de Woodstock

por: Gabriela Glette

Você, assim como eu e 9 entre 10 pessoas que nasceram da década de 1980 para frente, certamente já sonhou em poder voltar no tempo e viver os dias de glória do Woodstock. Certo? Porém, você já parou para pensar no lado obscuro do festival de música que definiu uma geração e uniu as melhores bandas da humanidade em um lugar só? 50 anos após o maior festival de música de todos os tempos, estas fotos mostram que nem tudo foi flores. Lado a lado com o melhor do rock, estava a sujeira, a lama e várias outras coisas que puderam – e deram errado.

perrengues do woodstock 1

O “Woodstock Music and Art Fair” aconteceu no sul do Estado de Nova York, em uma fazenda de gado leiteiro nas montanhas de Catskill. Agendado para ser de 15 a 17 de agosto, a festa só terminou no dia 18. Era verão e, como esperado, choveu. E não foi pouco. Choveu muito e, como você pode ver na foto abaixo, deve ter sido muito difícil lidar com a lama em um evento que contava com 400 mil pessoas.

perrengues do woodstock 2

Desavisados poderiam pensar que estas fotos fazem parte de um cenário de filme apocalíptico. Pessoas acampando em pleno cemitério e ruas congestionadas – algo similar à noite do réveillon na praia mais badalada do nordeste brasileiro. Mas não era nada disso. Marco da contracultura, o festival representou muito mais do que sexo, drogas, rock and roll e bagunça.

perrengues do woodstock 3

Para entender a juventude que tomava banho de lama, meditava em pleno show do Jimi Hendrix e fazia sexo nas barracas, é preciso entender o que era o mundo em agosto de 1969. Era o auge da Guerra Fria e da corrida armamentista que opunha os 2 maiores blocos militares e econômicos da época – os Estados Unidos e a antiga URSS. E a verdade era que a juventude estava cansada de tanta violência e verdades absolutas. Qualquer semelhança com o que estamos vendo hoje no Brasil, não é apenas coincidência. Em meio a tantos perrengues e sujeira, o que estava sendo celebrado era muito mais importante do que qualquer outra coisa.

perrengues do woodstock 4

perrengues do woodstock 5

perrengues do woodstock 6

perrengues do woodstock 7

perrengues do woodstock 8

perrengues do woodstock 9

perrengues do woodstock 10

perrengues do woodstock 11

perrengues do woodstock 12

perrengues do woodstock 13

perrengues do woodstock 14

perrengues do woodstock 15

perrengues do woodstock 16

perrengues do woodstock 17

perrengues do woodstock 18

Publicidade

Fotos: Buzzfeed


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
As fotos aéreas do deserto da Namíbia parecem obras de arte abstratas