Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Após a divulgação de imagens de satélite mostrando o deslocamento da fumaça, a NASA diz que os focos de incêndio na floresta amazônica têm assinatura do desmatamento.
Pesquisadores da agência espacial norte-americana endossaram o aumento expressivo diagnosticado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo o órgão brasileiro, entre janeiro e agosto, os incêndios na Amazônia atingiram o maior número desde 2013.
Satélite da NASA mostra deslocamento de fumaça
– Todos ex-ministros do Meio Ambiente se reúnem e alertam: O futuro está por um fio
De acordo com matéria do jornal Folha de São Paulo, a NASA relaciona os focos com o calor detectado pelos satélites Terra e Aqua. Com isso, está descartada a possibilidade de registrar outras atividades do campo como limpeza de pastos.
“Dez dias atrás, olhei as imagens dos nosso sensores dos satélites em órbita e eles mostravam claramente os focos de calor separados, com colunas de fumaça enormes saindo daquelas áreas da fronteira agrícola, como Novo Progresso, a região da Terra do Meio, no Pará, e o sudeste do estado do Amazonas”, declarou à Folha de São Paulo Douglas Morton, chefe do Laboratório de Ciências Biosféricas do Centro Goddard de Voo Espacial da NASA, em Maryland, nos Estados Unidos.
A NASA endossa os dados do Inpe
Ele descartou ainda a chance de combustíveis atingirem uma altura tão grande. Morton rebateu a argumento de apoiadores de Jair Bolsonaro de que os incêndios da Bacia Amazônia estão dentro da média.
A nota divulgada pelo Earth Observatory da Nasa, diz o pesquisador, está correta. No entanto, mesmo que o ano de 2004 aumente a média, não é possível desconsiderar o aumento em relação aos últimos sete anos. Morton pontua que a última vez que o cenário gerou tanta preocupação foi justamente entre 2002 e 2004, com desmatamento acima dos 20 mil km².
Publicidade
Estamos vivendo a maior pandemia do século e em momentos como este, antigas práticas que estavam enraizadas em nossas...
Ela está presente no seu dia-a-dia e não pode faltar na vida da ninguém, mas teve boatos de que queriam até mesmo...
O talude - declive na terra que delimita um aterro - de uma mina da Itaminas em Sarzedo, na região metropolitana de...
A compra e importação de 18 girafas vindas de Joanesburgo, na África do Sul, para o zoológico BioParque do Rio, do...
Entre batalhas pela proteção ambiental e a busca por manter a diversidade da fauna amazônica, a floresta mais famosa...
Taí uma mania que deveria pegar: no Rio de Janeiro, há menos de um mês do Carnaval, a troca de fantasias está cada...
O consumo e a pesca de camarão em larga escala são um problema sério para os oceanos e o problema é que tem muita...
Um raro cachalote branco, como aquele retratado no clássico literário "Moby Dick", foi avistado na costa da Jamaica....
Uma consulta pública promovida pela Anvisa sobre a proibição ou não do Carbofurano, um tipo de agrotóxico, pendia...