Sustentabilidade

Incêndios na Amazônia têm ‘assinatura do desmatamento’, aponta NASA

por: Redação Hypeness

Após a divulgação de imagens de satélite mostrando o deslocamento da fumaça, a NASA diz que os focos de incêndio na floresta amazônica têm assinatura do desmatamento. 

Pesquisadores da agência espacial norte-americana endossaram o aumento expressivo diagnosticado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo o órgão brasileiro, entre janeiro e agosto, os incêndios na Amazônia atingiram o maior número desde 2013

Satélite da NASA mostra deslocamento de fumaça

– Todos ex-ministros do Meio Ambiente se reúnem e alertam: O futuro está por um fio

De acordo com matéria do jornal Folha de São Paulo, a NASA relaciona os focos com o calor detectado pelos satélites Terra e Aqua. Com isso, está descartada a possibilidade de registrar outras atividades do campo como limpeza de pastos. 

“Dez dias atrás, olhei as imagens dos nosso sensores dos satélites em órbita e eles mostravam claramente os focos de calor separados, com colunas de fumaça enormes saindo daquelas áreas da fronteira agrícola, como Novo Progresso, a região da Terra do Meio, no Pará, e o sudeste do estado do Amazonas”, declarou à Folha de São Paulo Douglas Morton, chefe do Laboratório de Ciências Biosféricas do Centro Goddard de Voo Espacial da NASA, em Maryland, nos Estados Unidos.

A NASA endossa os dados do Inpe

Ele descartou ainda a chance de combustíveis atingirem uma altura tão grande. Morton rebateu a argumento de apoiadores de Jair Bolsonaro de que os incêndios da Bacia Amazônia estão dentro da média. 

A nota divulgada pelo Earth Observatory da Nasa, diz o pesquisador, está correta. No entanto, mesmo que o ano de 2004 aumente a média, não é possível desconsiderar o aumento em relação aos últimos sete anos. Morton pontua que a última vez que o cenário gerou tanta preocupação foi justamente entre 2002 e 2004, com desmatamento acima dos 20 mil km².

Publicidade

Fotos: NASA


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Maior mutirão de limpeza do planeta já tem 700 locais confirmados no Brasil