Arte

Johnson & Johnson convoca artista para criar obras de arte com fios cirúrgicos

por: Vitor Paiva

Com a inspiração devida, qualquer coisa pode ser transformada em matéria-prima para uma obra de arte. O desafio que o artista residentes nos EUA, Zen Palagniuk, recebeu da Johnson & Johnson Medical Devices foi justamente esse: criar dois retratos utilizado fios de sutura para os desenhos e histórias de superação através de procedimentos cirúrgicos como inspiração. Através de uma técnica intitulada String Art, Zen criou dois quadros de 0,70 x 100 cm com 13 mil metros de fios de sutura e 16 mil pregos em menos de 30 dias.

Zen em ação com os fios da String art

As obras retratam dois pacientes com histórias de transformação e vida após procedimentos cirúrgicos, e levaram o artista a criar a hashtag #AlémDoProcedimento como conceito para o trabalho. Uma dela é uma incrível homenagem ao bebê argetino Tomás, que durante a gestação foi diagnosticado com um raro problema congênito que impediria o desenvolvimento de sua medula espinhal, e teve de ser operado ainda no útero da mãe – hoje Tomás tem 2 anos e cresce como uma criança saudável. A outra pessoa retratada é a brasileira Paula Bastos, que realizou uma cirurgia bariátrica depois de ser diagnosticada com hipertensão e pré-diabetes e hoje é uma influenciadora body positive.

O retrato de Paula

As obras foram encomendadas para formar uma exposição, intitulada “Life Threads Portraits” (Retratos em fios de vida, em tradução livre) realizada durante o Latin American Forum, um evento para 300 cirurgiões de diferentes países da América Latina em Orlando, nos EUA. Segundo Zen, a relação entre arte e saúde é direta.

“Posso ver como a arte ajuda na recuperação de pacientes, ou seja, os temas estão ligados. Gostei muito deste processo de criação e coloquei minha alma no projeto. Espero que as pessoas vejam as obras por um ângulo diferente, mais humano, porque cada vida importa”, relatou.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Agenda Hype: 34 eventos cremosos para ferver sua semana em SP e no RJ