Ciência

Jovem cria técnica de remoção de microplásticos da água e ganha prêmio do Google

Gabriela Glette - 06/08/2019

Dizem que o futuro da humanidade está nos jovens. Você tem alguma dúvida disso? Fionn Ferreira – um irlandês de apenas 18 anos, acaba de ganhar o prêmio Grand Science – do Google, que premia as melhores ideias científicas do planeta. Isto porque, ele desenvolveu um método de remoção de microplásticos da água. Segundo pesquisas, 83% das amostras coletadas no mundo possuem microplásticos, o que representa uma ameaça à nossa saúde.

Responsável por criar uma técnica que utiliza ímãs, ferro-fluídos e pó de magnetita para fazer a extração, neste ano milhares de jovens entre 14 e 18 anos se inscreveram e, dos 24 finalistas, Fionn foi o grande vencedor. Se diversas alternativas vêm sendo criadas com o intuito de retirar o plástico dos oceanos, a questão dos microplásticos é realmente desafiadora, já que estes resíduos dificilmente são coletados em métodos tradicionais de filtragem da água.

prêmio google 1

Presentes, desde na água da torneira, até nas garrafinhas de água mineral, o método do jovem foi capaz de coletar 87% dos resíduos plásticos nas amostras da feira do Google. O prêmio pela engenhosa criação foi um cheque de US$ 50 mil (cerca de R$ 200 mil). Segundo ele, o dinheiro será aplicado em pesquisas para aprimorar sua tecnologia.

prêmio google 2

Publicidade

Fotos: Big Think


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Lontra gigante é vista após 40 anos na Argentina; espécie ainda é encontrado no Rio Amazonas