Júpiter colidiu com um planeta menor e o engoliu, aponta estudo

19 • 08 • 2019 às 11:09
Atualizada em 19 • 08 • 2019 às 11:20
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Quando olhamos para o céu estrelado à noite, a distância e a beleza do cenário nos oferece a impressão de que o universo permanece em um confortável marasmo, com os planetas, corpos celestes e galáxias pacificamente em seus lugares. A realidade, porém, não poderia ser mais diversa – e o universo se move em caótica animação. É o que comprova um novo estudo da Universidade de Rice, nos EUA, em parceria com a Universidade Sun Yat-sem, da China, que sugere que o planeta Júpiter colidiu com um planeta embrionário – e o engoliu.

Não, isso não aconteceu na semana que passou, mas sim há 4,5 bilhões de anos, no início do sistema solar – mas como o tempo é relativo, ainda mais na perspectiva do universo, trata-se sim de uma novidade. O estudo explica uma outra descoberta, realizada pela sonda Juno, da NASA – que, através de diversas medições na órbita de Jupiter, concluiu que o núcleo do planeta é menos denso e mais estendido do que se esperava a ciência. A resposta seria justamente essa colisão, que misturou o núcleo denso do planeta com as camadas acima, menos densas – e essa resposta é suportada por cálculos feitos pelo estudo.

Representação da sonda Juno próxima a Júpiter

A colisão teria ocorrido por conta do forte campo gravitacional do planeta, diluindo o núcleo super denso do início do planeta, como uma rocha ou um congelado que depois alcançou sua atmosfera grossa a partir da poeira e do gás que deram origem ao sol. A descoberta podem ser aplicadas para outros planetas e ir além do nosso sistema solar. Um artigo a respeito do estudo foi publicado na revista Nature.