Ciência

Larica: Estudo diz que legalização da maconha aumentou consumo de junk food

por: Vitor Paiva

Se a legalização da maconha vem trazendo uma imensa lista de benefícios para a saúde, a economia, a violência e a realidade como um todo dos países e estados que a adotaram – surpreendente até mesmo para os mais otimistas especialistas – , a verdade é que um dano e uma desvantagem se revelou a partir da nova lei: o aumento no consumo de doces, hambúrgueres, frituras e junk food em geral. uma pesquisa comprovou o que qualquer maconheiro em qualquer lugar do mundo – sejam os usuários profissionais, sejam maconheiros amadores – já sabem: a maconha de fato provoca a famosa larica.

Dois cientistas da Universidade de Connecticut examinaram, a partir das leis que legalizaram o uso medicinal da maconha em mais de 30 estados e o uso recreativo da planta em 11 estados dos EUA, o efeito dessas mudanças no consumo de comidas. A partir de relatórios de vendas em supermercados, farmácias (que vendem doces e laricas em geral no país) e outras revendedoras desde 2006 até 2016. Segundo os dados do estado do Colorado, por exemplo, a venda de sorvete aumentou em 3,1% de biscoitos em 4,1% e de batatinhas em saco em 5,3% nos anos que sucederam as novas leis.

Para além da larica, o mesmo estudo comprovou o que pesquisas anteriores já sugeriam: que a legalização da maconha reduz o consumo de álcool em 12% nos estados que adotaram a nova política. A explicação pode estar no uso do álcool para reduzir dores crônicas, substituído então pela maconha, ou simplesmente pelo uso relaxante e terapêutico que o álcool pode oferecer, mas que, com os terríveis efeitos nocivos que tal hábito pode trazer a longo prazo, acabam positivamente também trocados pela planta. A larica, porém, pelo visto não é opcional.

 

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Este incrível quebra-cabeça da Lua te desafia a reconstruir uma fotografia da NASA