Diversidade

Luana Xavier acusa Xanddy de intolerância religiosa após festa

por: Redação Hypeness


Luana Xavier esteve na festa ‘Oxente’, comandada por Xanddy do Harmonia do Samba. O cantor baiano foi acusado pela atriz de intolerância religiosa. De acordo com ela, durante a música ‘Raiz de Todo o Bem’, famosa na voz de Saulo, Xanddy teria omitido a referência ao Candomblé.

– Cristiele França, a radialista que leva o candomblé e os orixás para o cotidiano de Salvador

A jovem relatou a insatisfação em longa publicação nas redes sociais. Citando “desrespeito sem tamanho”, Luana deu o tom. “Se por questões religiosas, morais ou seja lá o que for, ele não pode pronunciar a palavra ‘Candomblé’, então deveria tirar essa música do repertório. Simples assim”, avaliou. 

Xanddy não comentou o assunto

Xanddy, que é evangélico, mora com a família nos Estados Unidos. A assessoria de imprensa declarou que o artista não comentaria o assunto por estar em trânsito para Orlando, nos EUA. 

– “Em nome de Cristo”: evangélicos ajudam a reconstruir terreiro de Candomblé

Como salientou Luana, o Candomblé chegou a ser proibido por lei prevista na constituição de 1824. Durante a era Vargas, já no início do século 20, os terreiros funcionavam sob forte vigilância. 

“Mas Luana, você foi se divertir em um show e já voltou problematizando? SIM! E sabe por que? Porque durante anos o Candomblé foi uma religião proibida de ser exercida. Toques de Candomblé eram caso de polícia”. 

Iniciativas exigem medidas efetivas contra casos de intolerância religiosa

– ‘Nosso Sagrado’: documentário pede liberação de itens afro-religiosos apreendidos pela polícia

Nos dias atuais, os terreiros são alvo de outra violência provocada pelo racismo: Incêndios e destruição completa. Apenas em janeiro de 2019, informou o Ministério Público da Bahia, 13 casos de intolerância religiosa foram registrados na Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa. 

“E para tristeza do povo de axé, voltamos a essa era das trevas, onde muitos terreiros estão sendo invadidos por fundamentalistas religiosos. Portanto precisamos falar SIM sobre intolerância religiosa. E ao cantor @xanddyharmonia fica aqui o meu apelo… apelo de alguém que sempre admirou o trabalho dele: Respeite o nosso sagrado!”, encerrou Luana Xavier. 

View this post on Instagram

ALERTA TEXTÃO SOBRE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA!!! Resolvi avisar antes o tema do post, para que só aqueles que realmente estiverem interessados leiam até o final. Sou muito fã do @harmoniadosamba . Há muitos e muitos anos. Já fui em inúmeros shows deles: aqui no Rio, em Salvador e até em Vitória. Mas hoje me decepcionei bastante com o @xanddyharmonia . Que ele é evangélico e fala bastante sobre sua religião, inclusive em shows, disso todo mundo sabe. E definitivamente não é um problema. Porque falar da nossa própria religião é um direito que nos compete. Porém, hoje no repertório do show tinha a música “Raiz de Todo Bem” comumente cantada pelo intérprete Saulo. Peço que reparem no vídeo. Comecei a filmar depois de um minuto de música rolando porque eu não conseguia acreditar no que estava acontecendo. Pois bem….. Xanddy suprimiu a frase “do canto Candomblé” durante toda a música. Um desrespeito sem tamanho. Se por questões religiosas, morais ou seja lá o que for, ele não pode pronunciar a palavra “Candomblé” então deveria tirar essa música do repertório. Simples assim. Mas Luana, você foi se divertir em um show e já voltou problematizando? SIM! E sabe por que? Porque durante anos o Candomblé foi uma religião proibida de ser exercida. Toques de Candomblé eram caso de polícia. E para tristeza do povo de axé, voltamos a essa era das trevas, onde muitos terreiros estão sendo invadidos por fundamentalistas religiosos. Portanto precisamos falar SIM sobre intolerância religiosa. E ao cantor @xanddyharmonia fica aqui o meu apelo… apelo de alguém que sempre admirou o trabalho dele: Respeite o nosso sagrado! Respeite a nossa fé! Principalmente você que canta “respeite quem pôde chegar aonde a gente chegou”. Se não pode pronunciar a palavra Candomblé, retire a música do seu repertório. Fico no aguardo! Boa noite a todos: Obs: se eu retirar o post é para me resguardar, mas por hora ele segue aqui. Axé pra quem é de axé! . . #fé #candomblé #umbanda #respeiteonossosagrado #respeiteanossafé #naoaintoleranciareligiosa

A post shared by Luana Xavier | Actress (@luaxavier) on


Publicidade

Fotos: foto 1: Reprodução/Instagram/foto 2: Reprodução/Facebook Oficial


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Nova Zelândia terá policiais de hijab em medida contra islamofobia