Debate

Masculinidade frágil: homens evitam sacolas de pano para não parecerem gays, diz pesquisa

por: Redação Hypeness

Uma pesquisa realizada pela Penn State University sobre estereótipos de gênero apontou um dado preocupante. Para muitos dos entrevistados, o ato de colocar as compras em uma sacola retornável ao invés de usar uma descartável era visto como não-masculino.

O estudo consistiu em três pesquisas envolvendo 960 homens e mulheres no total. Os participantes eram convidados a avaliar de diversas maneiras atividades relacionadas à conscientização ambiental e classificá-las como “femininas” ou “masculinas”.

Como resultado, os pesquisadores perceberam que as pessoas tinham uma tendência a julgar que atitudes em prol da preservação do meio ambiente estariam mais relacionadas ao sexo feminino. Mais do que isso: homens que se preocupavam com essas questões muitas vezes poderiam ter sua orientação sexual questionada.

Mulheres também são vítimas da estereotipação. Aquelas envolvidas em atividades vistas como “masculinas” (por exemplo, a calafetagem de janelas) também costumam ter sua orientação sexual colocada em dúvida. O levantamento mostrou ainda que homens tendem a evitar aproximar-se de mulheres que realizam este tipo de ação.

Se ser visto como heterossexual é importante para uma pessoa, ela pode priorizar os comportamentos ambientais que correspondam mais ao seu gênero, em antecipação de como os outros podem vê-los“, comentou a professora Janet Swim, que participou do estudo.

O artigo pode ser encontrado na íntegra neste link.

Publicidade

Foto em destaque: Anna Tukhfatullina


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
45% dos homens dos EUA não trocam de cueca diariamente, diz pesquisa