Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Viver próximo à natureza, ou ao menos se permitir pequenas viagens longe da salva de pedra, não faz bem apenas à saúde mental, como física também. Se alimentar bem e fazer exercícios não garantem uma vida sem estresse, mas quanto mais tempo você passar em meio à natureza, menos estressado ficará. Na Escócia, médicos do sistema público de saúde criaram o programa Nature Prescriptions, que incentiva passeios na natureza como parte da reabilitação de pacientes.
A inciativa está sendo feita em parceria com a organização de proteção aos pássaros Royal Society for Protection of Birds (RSPB), que vem oferecendo atividades sazonais aos moradores do arquipélago de Shetland. A ideia é sugerir diversas opções, respeitando o estado de saúde dos pacientes, assim como as condiçòes climáticas.
Segundo Chloe Evans – do centro de saúde onde foi realizado o programa piloto: “O projeto fornece uma maneira estruturada para os pacientes acessarem a natureza como parte de uma abordagem não-medicamentosa para problemas de saúde. Os benefícios são que eles são gratuitos, de fácil acesso, permitem uma conexão maior com o entorno, que, esperamos, conduza à uma melhora na saúde física e mental dos indivíduos”.
A ideia não é substituir a medicina tradicional, tampouco os remédios – quando necessários. No entanto, os profissionais que criaram o programa partem de evidências de que pessoas com conexão mais forte com a natureza experimentam maior satisfação com a vida, afeto positivo e vitalidade.
Cada vez mais estudos científicos vêm comprovando a ligação entre contato com a natureza e redução da pressão arterial, ansiedade e aumento da sensação de felicidade. Quando vivemos em cidades grandes estamos expostos a inúmeros estímulos, o que contribui para o aumento do estresse, distúrbios do sono e ansiedade.
Se a sociedade moderna nos ensinou a produzir o tempo todo, estamos começando a perceber a importância de desacelerar. Pesquisas mostram que, em comparação com pessoas que caminham em ambientes urbanos, aquelas que realizam a mesma atividade em áreas verdes apresentam diminuição da atividade neural em áreas do cérebro relacionadas à um maior risco de transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão. Na dúvida, corra para o meio do mato!
Publicidade
De quando em quando os apocalípticos da tecnologia gostam de anunciar que muito em breve os computadores serão...
O primeiro bebê recém-nascido e registrado através do blockchain no Brasil nasceu no Rio de Janeiro no último dia...
Mais do que somente o maior novo nome do pop internacional, com somente 18 anos a cantora estadunidense Billie Eilish...
O bitcoin, a criptomoeda mais conhecida e valiosa do mundo, vem atingindo seguidos recordes de cotação em 2017. Hoje,...
Na Coreia do Sul, após uma sentença histórica o Tribunal Constitucional decidiu alterar a lei que proibia o aborto....
Com o agravamento da pandemia de Covid-19 em Manaus e outros municípios do estado do Amazonas, o Fundo Brasil junto a...
As cirurgias virtuais já são uma realidade e devem se tornar mais frequentes no futuro. Com menor risco cirúrgico e...
Não faz muito tempo que nós comentamos sobre os corpos do casal desaparecido em 1942 que foram encontrados nos...
Já não é de hoje que o homem está em busca de vida em outros planetas, seja para uma possível mudança caso a vida...