Empreendedorismo

Mulher cria sistema de entrega com bicicletas destinado a mulheres e transexuais

por: Mari Dutra

Señoritas Courier é um serviço de entregas de bicicleta realizado apenas por mulheres e transexuais. Com 16 funcionários atualmente, a empresa luta contra o estigma de que mulheres seriam mais lentas sobre duas rodas ao mesmo tempo em que apoia o empoderamento feminino e trans. As entregas cobrem toda a cidade de São Paulo e são feitas apenas com horário marcado.

Fundado pela ex-entregadora Aline Rieira, o projeto ganhou forma através do curso Bike Negócio, uma iniciativa que incentiva empreendimentos baseados no uso da bicicleta. Criada em parceria entre o Instituto Besouro, o grupo Itaú Unibanco e o Instituto Aromeiazero, a capacitação usa a metodologia ByNecessiity, que busca ensinar como abrir uma empresa de forma simples e intuitiva.

O curso ofereceu a Aline as ferramentas para estruturar a ideia, mas a relação com a bicicleta é de longa data. Em 2015, ela foi a idealizadora do Selim Cultural, uma iniciativa que propunha um passeio de bicicleta pelas ruas da cidade – e que terminou engavetada após perder parcerias importantes.

No mesmo ano, a empreendedora começou a realizar entregas em bicicleta para uma empresa do ramo, onde permaneceu até o início de 2017. Da experiência, percebeu que as mulheres muitas vezes são preteridas em trabalhos de entregas “por serem encaradas como mais lentas, mais medrosas, menos autônomas”, destaca.

Se depender da Señorita Courier, isso não vai mais acontecer.

Minha vontade é de mostrar que somos únicas, somos diversas e, ainda assim, damos conta do trabalho”, comenta Aline.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Mari Dutra
Especialista em conteúdos digitais, Mariana vive na Espanha, de onde destila textos sobre turismo, sustentabilidade e outros mistérios da vida. Além de contribuir para o Hypeness desde 2014, também compartilha roteiros e reflexões mundo afora no blog e no Instagram do Quase Nômade.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Empreendedores brasileiros criam transporte sustentável para garrafas