Arte

‘Não existiria bossa nova sem a maconha’, afirma Gilberto Gil

por: Redação Hypeness

Em entrevista intimista e acompanhado por um violão Gilberto Gil sacramentou, “não existiria a bossa nova sem maconha”. A afirmação do cantor baiano veio em um bate-papo com o jornalista Leonardo Lichote na casa de shows Manouche, no Rio de Janeiro. 

Com 77 anos e recém-chegado de longa turnê na Europa, o artista deu detalhes sobre sua conhecida relação com a maconha e a importância da erva no processo criativo de sua obra. 

– Reggae agora é Patrimônio Cultural da Humanidade reconhecido pela Unesco

Gil com João, Bethânia e Caetano

“A maconha tem uma coisa, ela clica uma coisa na interioridade, na consciência verbal que, ao menos pra mim, tinha isso de ensejar passeios mais tranquilos pelo campo da música, da melodia, do ritmo”. 

– João Gilberto é símbolo de um Brasil preocupado em inovar e que sabe ser grande

O músico aproveitou para exaltar dois ídolos, Bob Marley e João Gilberto, ambos gurus da carreira de sucesso que se estende por mais de cinco décadas. Entre os dois, segundo Gil, a maconha como elo. 

“Aquela suavidade no João Gilberto, aquela intensidade moderada do Bob Marley, em tudo isso, sem dúvida nenhuma, a maconha teve papel enorme. Não existiria a bossa nova sem a maconha”. 

Contra caretice 

Na década de 1970, quando excursionava ao lado dos amigos Gal Costa, Maria Bethânia e Caetano Veloso com os Doces Bárbaros em Santa Catarina, Gilberto Gil foi detido pela posse de maconha. 

Gilberto Gil no show do novo disco, ‘Ok, ok, ok’

O artista chegou a passar dois meses internado num centro de recuperação psiquiátrica. Como de costume, demonstrou tranquilidade ao falar da relação com a maconha. 

“Fumo diariamente, mas não uso outras drogas, porque sou viciado apenas em maconha, que me auxilia sensivelmente na minha introspecção mística”, disse na época. 

Publicidade

Fotos: foto 1: Reprodução/foto 2: Victor Lima/Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ryan Reynolds e elenco de ‘La Casa de Papel’ estarão na ‘Comic Con’