Viagem

Neto leva avó de 85 anos para conhecer os 61 parques nacionais dos EUA

por: Vitor Paiva

Os EUA são um país continental de natureza vasta, abundante e espetacular. Espalhados por todo o país, 61 parques nacionais são verdadeiros tesouros naturais – mas, assim como os brasileiros por aqui, boa parte da população jamais visitou um parque sequer. O caso da aposentada Joy Ryan era ainda mais extremo: quando seu neto Brad em 2015 lhe contou sobre uma trilha que havia realizado, ela confidenciou ao neto que, ao longo de seus 85 anos de vida, jamais havia visto o mar ou mesmo uma montanha de fato – somente na TV – e que esse era seu maior arrependimento. Brad imediatamente levou a avó para acampar por três dias, para ver montanhas de verdade, com seus próprios olhos – e essa experiência despertou em Joy um imenso desejo represado por aventuras e por natureza.

A aventureira Joy Rian

Em 2017, avó e neto decidiram começar uma campanha de financiamento coletivo para poderem juntos visitar os 61 parques nacionais dos EUA. Dois anos depois, Joy e Brad já estiveram em 29 parques – e a aventura continua. Três anos e meio depois, os dois já viajaram mais de 40 mil quilômetros por 38 estados dos EUA, e já se preparam para os dois próximos destinos: Alaska e Havaí. Ryan afirmou que visitar com avó tem sido uma grande inspiração para ele, que vem adorando enxergar o mundo por seus olhos.

Segundo Ryan, a experiência e a companhia têm lhe ajudado a “desacelerar um pouco”, afirmou. “A maneira com que ela percebe pequenas coisas, como as cores de um cogumelo no chão” tem lhe ajudado nessa desaceleração, segundo o neto. “Eu era focado em metas, como escalar uma montanha, mas nem tudo é sobre vistas épicas; é também sobre curtir esses pequenos momentos”, concluiu.

Quem quiser seguir as aventuras de Joy e Brian pode acompanhar o perfil da viagem no Instagram. Tomara que, após visitarem os 61 parques nacionais dos EUA, eles sigam pelo mundo afora – a aventura, afinal, não deve nunca terminar para dois jovens.

Publicidade

© fotos: Instagram


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Excitante, social e democrático: fomos a Barcelona para o maior torneio de Poker da Europa