Inovação

O ex-presidiário que quebrou a internet como o barbeiro que criou o penteado ‘blindado’

por: Vitor Paiva

Patrocinado por: Shark Tank Brasil

A história de Ariel Franco é a história de muitos brasileiros – triste  por um lado, mas com uma importante e feliz reviravolta por outro. Nascido na periferia de São Paulo em uma origem muito pobre, Ariel acabou tropeçando no caminho e, aos 19 anos, em 2010, foi preso por tráfico de drogas. Se o preconceito sugere para muitos que o presídio deve ser um lugar somente de punição, Ariel decidiu aproveitar, nos quase dois anos que esteve detido, o potencial mais importante (ainda que tão pouco explorado) das casas de detenção: a reabilitação.

Ariel Franco, inventor do penteado “Blindado”

A prática de cortar cabelos começou como uma forma de passar o tempo enquanto esteve na cadeia – e aos poucos, a partir de muito trabalho, dedicação e talento, Ariel descobriu que aquele hobbie era, na verdade, seu passaporte para um futuro diferente do que se poderia supor para um ex-presidiário. No entanto, em um mercado tão disputado como o dos salões e cabeleireiros, talento é muito importante mas não é tudo: é preciso inovar. Ariel sabia disso quando saiu do período de detenção, em 2014, aos 21 anos, e decidiu transformar o talento que havia descoberto em um negócio lucrativo e inspirador, que mudou sua vida. Foi assim que ele inventou o penteado “Blindado”.

Um dos muitos modelos do “Blindado”

 O  “Blindado” nasceu de uma questão com a qual Ariel se confrontava frequentemente em sua barbearia: depois que os cabelos estavam devidamente cortados e finalizados à perfeição, em pouco tempo o penteado já estava desmanchado – e como diz o próprio Ariel, a única forma de evitar isso era que o cliente dormisse sentado. Essa realidade mudou, no entanto, com a chegada do “Blindado” – um corte que justamente resiste a impactos intensos e até 7 dias sem que o penteado seja abalado. Daí o nome da invenção de Ariel, que ajudou a transformar seu corte e seu trabalho em fenômeno na internet – seu perfil no Instagram já conta com mais de 360 mil seguidores.

 

 

 

 

Exemplos de testes aos quais o “Blindado” resistiu: com fogo…

…e com uma serra-elétrica.

Na Barbearia Ariel Franco, que fica na Zona Norte de São Paulo, o Blindado é o carro chefe, mas é possível realizar todo tipo de penteado. Cortes originais, elaborados, muito bem acabados e diversos – do freestyle e penteados avançado, com desenhos, degrades e design extremo feito até mesmo com fogo, até cortes clássicos e tradicionais, mas com acabamento sempre especial. E, com o sucesso do empreendimento, que faz a cabeça principalmente dos jovens tanto na internet quanto no próprio salão, o sonho de Ariel passou a ser o de transformar sua história de superação em exemplo – para que cada vez mais seja essa a parte que faz da vida de Ariel a história de muitos brasileiros.

Ariel e o Blindado no palco do Shark Tank Brasil

Esse sonho tem nome: Blindado Academy, uma futura academia de barbeiros onde Ariel, junto aos principais profissionais referência nesse tipo de corte no Brasil, possam ministrar cursos para novos barbeiros e cabeleireiros. Foi esse o projeto que ele levou para o Shark Tank Brasil, a fim de trazer os Tubarões para ajudarem, como investidores, a tornar esse sonho uma realidade – sua e de seus alunos em potencial. Ariel não poupou esforços para seduzir os Tubarões: além das tesouras, dos outros barbeiros e dos cortes especiais, ele levou ao palco do programa até mesmo uma pequena moto, que foi colocada sobre a cabeça de um jovem com o corte Blindado – a fim de provar que nada, nem a pressão e o peso da moto, são capazes de abalar o penteado. E assim foi: o penteado resistiu, e os Tubarões foram devidamente fisgados.

No programa, o penteado “sobreviveu” ao peso de uma moto

O que se viu em seguida foi uma verdadeira disputa a dentadas: José Carlos Semenzato colocou sua imensa rede de cursos e escolas do Brasil como parte de sua proposta, mas Caito Maia se juntou à convidada especial Luiza Helena Trajano, proprietária  da rede de lojas Magazine Luiza, para vencer a disputa de investidores, se associar a Ariel, criar a Blindado Academy e não só isso: com a criatividade, o talento, a força de vontade e o faro empreendedor do inventor do penteado Blindado junto aos Tubarões, os limites simplesmente desaparecem. 

Ariel se emocionou com o interesse imediato e intenso dos investidores do programa, e confirmou que aqueles que diziam que um ex-presidiário estava fadado a voltar para o crime e para a detenção estavam redondamente enganados: seu destino é mesmo a superação e o sucesso. O Shark Tank Brasil vai ao ar no Canal Sony às sextas-feiras, às 22h, com reprise às terças, 22h. Os episódios podem ser vistos também pelo app Canal Sony ou em www.br.canalsony.com.

 

 

Abrir o próprio negócio e empreender no Brasil é uma roleta russa de emoções que não é reservada somente para quem está começando. Mas uma coisa é certa: pessoas apaixonadas sempre fazem a diferença.

Negociar com tubarões e mudar vidas: é aí que o Shark Tank Brasil entra, garantindo para os novos empreendedores brasileiros uma chance de decolar com o próprio negócio.

Este conteúdo é um oferecimento do Shark Tank Brasil em parceria com o Hypeness, porque todos merecem a chance de fazer sucesso trabalhando com o que amam.

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© fotos: Instagram/Reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.


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