Inovação

Onde a música nasceu? Site localiza as origens do rock, hip-hop e country

por: Vitor Paiva

Antes de se tornarem gêneros universais, consumidos e produzidos no mundo todo, estilos musicais como o rock, o country e o hip-hop tiveram origens específicas – regiões, cidades ou mesmo bairros nos quais algumas das mais influentes e importantes raízes de suas sonoridades e narrativas nasceram. O country, por exemplo, tem suas origens concentradas no sudeste dos EUA, assim como o hip-hop nasceu principalmente em Nova York e seus arredores; já o rock surge pulverizado pelos EUA mas passa por uma gestação fundamental na Inglaterra, no início dos anos 1960. É esse mapeamento que o site Where Is Music Born? realiza.

A ideia para o site surgiu quando um dos fundadores do site, John Thompson, assistiu uma palestra sobre o surgimento da música country. Para efetivamente localizar essa origem, o palestrante se valeu de uma lista levantada pela revista Rolling Stone das “100 maiores músicas country de todos os tempos”, apontando a origem de cada canção em um mapa dos EUA.

O mapa da origem do hip-hop, “concentrado nas áreas urbanas”

Thompson gostou da ideia e, para criar o site, adicionou o rock e o hip-hop ao mapa através do mesmo método. É possível clicar em cada cidade apontada e descobrir quais canções nasceram por lá. “A cultura regional é importante para a evolução da música”, diz o site.

Mapa do country, “nascido no sul dos EUA, com a origem distribuída por cidades pequenas”

Naturalmente que o critério utilizado é questionável e limitado, já que o surgimento de um gênero musical é um processo cultural complexo, multidisciplinar e duradouro – que não se restringe às músicas mais populares ou reconhecidas de cada estilo. Ainda assim, trata-se de um levantamento interessante, que sugere reflexão sobre o impacto de cada região, com suas singularidades econômicas, comportamentais e sociais, sobre o nascimento, a popularização e o consumo de três dos mais importantes gêneros musicais de todos os tempos.

Origem do rock, “espalhada pelos EUA mas também pelo Reino Unido, Jamaica e Austrália”

Publicidade

© fotos: reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Açougue verde: Salsichas com canabidiol fazem sucesso na França