Sustentabilidade

Perfil posta fotos de lixo alheio recolhido do chão propondo uma revisão de hábitos

por: Redação Hypeness

Lançado em 2010, o Instagram é um dos aplicativos mais utilizados no mundo. E, existe uma premissa dentro da grande maioria dos feeds – mesmo que velada, de que as fotografias postadas precisam ser bonitas, bem tratadas e, melhor ainda se forem coloridas. No entanto, ao mesmo tempo que é preciso saber valorizar a beleza que há no mundo, existem alguns assuntos que necessitam ser discutidos, como a seríssima questão do lixo – principalmente do plástico. Por isso, a página Peterpicksuptrash foi criada para mostrar a imensa quantidade de lixo que um homem pega na rua, propondo uma revisão de hábitos à população.

instagram lixo alheio 1

Cada foto inclui uma mensagem curta, detalhando como foi fácil para ele recolher o lixo (dos outros): “Caminhamos a uma distância muito curta para almoçar. Peguei esse lixo na calçada e joguei fora. Isso foi muito fácil de fazer“. É simples, mas muita gente não descarta seu lixo corretamente. Esta página é uma tentativa desesperada de um homem que conhece os problemas relacionados ao lixo e encontrou uma maneira pedagógica de educar a população.

instagram lixo alheio 2

O hábito começou há 2 anos e ele explicou em entrevista ao site Bored Panda: Eu andava para almoçar na maioria dos dias, e sempre andava pelo lixo, literalmente a centímetros dos meus pés e eu via outras pessoas passando pelo mesmo lixo, sem fazer nada , então um dia eu decidi pegá-lo, um punhado de cada vez”. Segundo ele, recolher o lixo da rua não exige grandes esforços cerebrais, muito menos físicos. Diante disto, a mensagem deixada na bio é curta e grossa:Vou demonstrar como é fácil pegar lixo, em vez de passar por ele. Você também pode fazer isso. Talvez salvemos o mundo“.

instagram lixo alheio 3

Uma pessoa produz cerca de 1 kg de lixo por dia. Acontece que, grande parte deste lixo não é descartado corretamente e, consequentemente, acaba indo para rios e mares. Segundo a Fundação Ellen MacArthur – uma das instituições mais influentes em relação à implementação da economia circular na sociedade, se nada for feito, até 2050 a quantidade de plástico pode ser maior do que a de peixes.

instagram lixo alheio 4

Será que estamos fazendo nossa parte em relação a isso? Pedro conclui explicando sua maior motivação: Se salvarmos um animal de engolir algo que não deveria (que nós humanos fizemos / descartamos) e evitar a morte desnecessária, ou ajudar uma parte do ecossistema a permanecer saudável, então vale a pena“.

instagram lixo alheio 5

instagram lixo alheio 6

instagram lixo alheio 7

instagram lixo alheio 8

instagram lixo alheio 9

instagram lixo alheio 10

instagram lixo alheio 11

instagram lixo alheio 12

instagram lixo alheio 13

instagram lixo alheio 14

instagram lixo alheio 15

instagram lixo alheio 16

instagram lixo alheio 17

instagram lixo alheio 18

instagram lixo alheio 19

instagram lixo alheio 20

instagram lixo alheio 21

Publicidade

Fotos: peterpicksuptrash

 


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O que é o ‘gel vegetal’ que pode prevenir incêndios florestais