Lançado em 2010, o Instagram é um dos aplicativos mais utilizados no mundo. E, existe uma premissa dentro da grande maioria dos feeds – mesmo que velada, de que as fotografias postadas precisam ser bonitas, bem tratadas e, melhor ainda se forem coloridas. No entanto, ao mesmo tempo que é preciso saber valorizar a beleza que há no mundo, existem alguns assuntos que necessitam ser discutidos, como a seríssima questão do lixo – principalmente do plástico. Por isso, a página Peterpicksuptrash foi criada para mostrar a imensa quantidade de lixo que um homem pega na rua, propondo uma revisão de hábitos à população.

Cada foto inclui uma mensagem curta, detalhando como foi fácil para ele recolher o lixo (dos outros): “Caminhamos a uma distância muito curta para almoçar. Peguei esse lixo na calçada e joguei fora. Isso foi muito fácil de fazer“. É simples, mas muita gente não descarta seu lixo corretamente. Esta página é uma tentativa desesperada de um homem que conhece os problemas relacionados ao lixo e encontrou uma maneira pedagógica de educar a população.

O hábito começou há 2 anos e ele explicou em entrevista ao site Bored Panda: “Eu andava para almoçar na maioria dos dias, e sempre andava pelo lixo, literalmente a centímetros dos meus pés e eu via outras pessoas passando pelo mesmo lixo, sem fazer nada , então um dia eu decidi pegá-lo, um punhado de cada vez”. Segundo ele, recolher o lixo da rua não exige grandes esforços cerebrais, muito menos físicos. Diante disto, a mensagem deixada na bio é curta e grossa: “Vou demonstrar como é fácil pegar lixo, em vez de passar por ele. Você também pode fazer isso. Talvez salvemos o mundo“.

Uma pessoa produz cerca de 1 kg de lixo por dia. Acontece que, grande parte deste lixo não é descartado corretamente e, consequentemente, acaba indo para rios e mares. Segundo a Fundação Ellen MacArthur – uma das instituições mais influentes em relação à implementação da economia circular na sociedade, se nada for feito, até 2050 a quantidade de plástico pode ser maior do que a de peixes.

Será que estamos fazendo nossa parte em relação a isso? Pedro conclui explicando sua maior motivação: “Se salvarmos um animal de engolir algo que não deveria (que nós humanos fizemos / descartamos) e evitar a morte desnecessária, ou ajudar uma parte do ecossistema a permanecer saudável, então vale a pena“.
















