Ciência

Pesquisa confirma: Conviver com cachorros faz bem pra saúde do coração

por: Vitor Paiva

Se sabemos que os cachorros ajudam em muito à nossa felicidade, uma pesquisa recente aponta que os benefícios da companhia canina podem ser bastante mais diretos – para nossa saúde. Segundo o estudo sobre saúde cardiovascular realizado no leste europeu pela equipe de pesquisadores do projeto Kardiozive Brno 2030 (e publicado na revista científica MayoClinic), a convivência com animais de estimação faz bem para nosso coração – especialmente para quem possui cães.

“Em geral, as pessoas que possuíam qualquer animal de estimação tinham maior probabilidade de realizar atividades físicas, ter uma dieta melhor e o nível ideal de açúcar no sangue”, afirmou Andrea Maugeri, coautor da pesquisa. “Mas os maiores benefícios de se ter um pet foram notados em quem possuía um cachorro, independentemente de idade, sexo e nível de educação”, concluiu. O estudo foi realizado com 2 mil voluntários da cidade de Brno, na República Tcheca, através de informações como IMC, dieta, atividade física, tabagismo pressão arterial, glicemia e colesterol em dois momentos da vida dos voluntários.

Os resultados apontaram a conexão entre o convívio com animais de estimação e em especial os cães e uma melhor saúde cardiovascular. “Os achados do estudo apoiam a ideia de que as pessoas podem adotar, resgatar ou comprar um animal de estimação como uma potencial estratégia para melhorar sua saúde cardiovascular”, afirmou Maugeri. Ainda que o benefício da amizade canina seja comprovadamente imenso, é importante cuidar da dieta, dos exames e das atividades físicas – que ficam muito mais gostosas (e melhores para a saúde) na companhia de um cão.

 

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ela ficou 6 horas com o coração parado e conseguiu ser ressuscitada