Sustentabilidade

Poluição das cidades pode ser tão prejudicial quanto um maço de cigarros por dia

por: Gabriela Glette

A poluição do ar tem se intensificado desde a primeira metade do século XX, com o aumento crescente de indústrias e carros que lançam diversos poluentes na atmosfera. Como consequência, viver em uma grande cidade pode ser tão prejudicial à saúde quanto fumar um maço de cigarros por dia. Poluentes atmosféricos – em especialmente o ozônio, podem acelerar a progressão do enfisema pulmonar. É o que diz uma pesquisa conduzida por professores das Universidades de Washington, Columbia e Buffalo – nos Estados Unidos.

poluição do ar cigarro 1

Órgãos de saúde e especialistas costumam nos alertar sobre os perigos do tabagismo, mas e os problemas de saúde que podem ser desencadeados pela poluição do ar? O dióxido de enxofre e os óxidos de azoto estão ligados às doenças pulmonares do tipo bronquite, asma e pneumonia. Já o chumbo, traz anemia e perturbação no sistema nervoso.

poluição do ar cigarro 2

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que respiram um nível de 3 ppb (partes por bilhão) ou mais durante 10 anos, têm maior probabilidade de desenvolver enfisema pulmonar. Isto significa fumar um maço de cigarros por dia durante 29 anos. Quem vive em grandes metrópoles respira o absurdo de 10 a 25 ppb!

poluição do ar cigarro 4

O resultado da pesquisa chocou, sobretudo, a classe científica: “Ficamos surpresos ao ver como o impacto da poluição do ar foi forte sobre a progressão do enfisema em exames de pulmão, na mesma linha dos efeitos do tabagismo, que é de longe a causa mais conhecida de enfisema”, comentou Joel Kaufman – um dos coautores.

poluição do ar cigarro 3

Ainda segundo Kaufman, as taxas de doenças pulmonares crônicas estão subindo cada vez em não fumantes. Se vários poluentes transportados pelo ar estão em declínio devido aos esforços para reduzi-los, o nível de ozônio só aumenta – o que representa um enorme desafio para a ciência e, principalmente, para nós!

poluição do ar cigarro 5

Publicidade

Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Como fazer xampu caseiro com babosa e óleos essenciais