Diversidade

Por que a fala de Whindersson sobre ‘brochada’ é tão importante

por: Redação Hypeness

O quadro com a educadora sexual Laura Müller  ganhou ainda mais expectativa com a opinião dos convidados. Presentes no ‘Altas Horas’, Whindersson Nunes e Fábio Porchat jogaram por terra elementos da masculinidade tóxica – que impedem o homem de encarar com normalidade questões cotidianas como o sexo – ao falar sobre brochadas. 

– Ela criou uma série de retratos para desafiar o conceito de masculinidade tóxica

“Às vezes, eu sentia vontade, no aqui e agora, vamos lá. Quando chegava lá, eu não tava, assim, com tanta vontade mais. Aí, no meio do processo, acontecia a famigerada brochada”, disse Whindersson, que citou problemas hormonais relacionados com a baixa testosterona gerada pelo cansaço dos exercícios físicos. 

A postura de Nunes e Porchat contribui para a saúde mental masculina

Luara citou a idade de Nunes, que tem apenas 24 anos, para dizer que a sensação descrita por ele é incomum. 

“Não é comum um rapaz jovem ter a testosterona baixa, mas pode acontecer. Se acontecer, então regula de novo a testosterona, e isso pode ser em qualquer idade” encerrou. 

– Com fome e sem dinheiro na gringa, Whindersson pede ajuda a fãs

– Vídeo aposta no humor e inverte gordofobia para deixar algumas coisas bem claras

Fábio Porchat quebrou outro tabu do machismo ao dividir uma experiência com ejaculação precoce. O  humorista contou uma história, segundo ele, inédita na televisão. 

“[Com] 1 minuto… É isso, é o meu fracasso, minha tristeza, não tem o que fazer… Vou chegar ao orgasmo aqui, vou me justificar, depois invento… Quando gozei, o segurança bateu no vidro: ‘Vamos parar aí!’. Falei: ‘Melhor parar mesmo, vamos embora que estamos atrasadíssimos'”, narrou arrancando gargalhadas da plateia. 

Masculinidade e saúde mental

 
A postura de dois homens seguidos por milhões de pessoas é importante para colocar um ponto final no conceito de masculinidade tóxica, muitas vezes responsável pela deterioração da saúde mental dos homens.

A fala de Whindersson sobre depressão também deve ser levada em consideração. O influencer deu detalhes de como lidou com a doença e destacou o apoio dos fãs no processo de recuperação.

“Também posso ser ajudado pelo meu público. Então, postei, e realmente fui. As pessoas foram muito legais comigo, muito atenciosas. Isso me ajudou muito, não me arrependo, não”, encerrou.

Carissa Etienne, chefe da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) diz que alguns conceitos de masculinidade estão associados com comportamentos de risco para a própria saúde de homens, passando pela dieta, estilo de vida pouco saudáveis, consumo exagerado de álcool e baixa procura por serviços de saúde.

“A saúde dos homens está ganhando um maior destaque como questão que merece especial atenção à medida que surgem mais evidências sobre tendências epidemiológicas diferenciadas entre homens e mulheres, particularmente no que diz respeito à mortalidade prematura de homens por doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e sua morbidade, vinculada a comportamentos inadequados em relação à procura de atendimento médico, saúde mental e violência, incluindo homicídios e lesões”, ressalta.

No artigo publicado no site da ONU Brasil, Carissa destaca estudos que levam em conta diferença de gênero.

“São urgentemente necessárias para melhor compreender a relação entre masculinidades e os diferentes aspectos da saúde do homem. Uma melhor base de conhecimentos poderia ajudar os formuladores de políticas e os profissionais de saúde a abordarem algumas das crenças e comportamentos relacionados à saúde e trabalharem com os homens para melhorar sua saúde, a fim de acelerar o progresso em direção à saúde universal. Promover uma compreensão mais diversificada do que significa ser homem e estudar como essas crenças influenciam a saúde também podem abordar a relação muitas vezes negativa entre a masculinidade e outros fatores estruturais da saúde – como a etnicidade, orientação sexual, idade e renda”.

Publicidade

Foto: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Torcida do Corinthians se mobiliza por final do Brasileirão feminino na Arena