Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Jornais americanos noticiaram na última quarta-feira, 14, que o presidente dos Estados Unidos Donald Trump estaria interessado em comprar a Groenlândia. A ilha atualmente é um território autônomo da Dinamarca localizado entre o Atlântico Norte e o Oceano Ártico.
Segundo informações divulgadas na imprensa, Trump teria mencionado o assunto diversas vezes durante reuniões e jantares. Após o vazamento da notícia, ele confirmou a intenção de comprar o território, mas a primeira-ministra dinamarquesa Mette Frederiksen já afirmou que a Groenlândia não está à venda. “Groenlândia não é dinamarquesa, é groenlandesa”, explicou.
Diante da negativa, o presidente dos Estados Unidos cancelou uma viagem para a Dinamarca programada para o início de setembro. A explicação foi dada via Twitter.
….The Prime Minister was able to save a great deal of expense and effort for both the United States and Denmark by being so direct. I thank her for that and look forward to rescheduling sometime in the future!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 20 August 2019
“A Dinamarca é um país muito especial, com pessoas incríveis, mas, com base nos comentários da primeira-ministra Mette Frederiksen de que não teria interesse em discutir a compra da Groenlândia, estarei adiando nossa reunião em duas semanas para outra ocasião. … Ela conseguiu economizar uma grande quantia de despesas e esforços tanto para os Estados Unidos quanto para a Dinamarca por ser tão direta. Agradeço-lhe por isso e estou ansioso para reagendar a reunião em algum momento no futuro!”, escreveu.
Em 1941, os Estados Unidos ocuparam a Groenlândia com a desculpa de evitar uma possível invasão nazista, como lembra a reportagem do Uol. Dez anos depois, o país construiria no extremo noroeste da ilha a Base Área de Thule, que ganhou especial importância durante a Guerra Fria.
Foto: JChristophe_Andre
Segundo o empresário convertido em mandatário, a aquisição do território se trataria apenas de um “grande negócio imobiliário”. Especula-se, porém, que suas intenções não sejam tão inocentes, visto que o subsolo da Groenlândia contém minerais preciosos como ouro, rubi e urânio, além de reservas de petróleo e gás. Outra vantagem do território seria sua posição estratégica pela proximidade com o Ártico.
Entretanto, não é a primeira vez que os presidentes da potência norte-americana tantam adquirir a Groenlândia. O ABC lembra que a primeira vez que o Estado manifestou este interesse foi em 1867. Posteriormente, em 1946, o presidente Harry S. Truman teria oferecido à Dinamarca, sem sucesso, 100 milhões de dólares pela área, além de territórios no Alasca.
Publicidade
“A quantidade de ciclovias em São Paulo é um exagero. São Paulo é uma cidade feita para carros. As ciclovias...
A psicanalista Any Krieger deu dicas para alcançar o orgasmo usando métodos diferentes. Em entrevista para a...
Ruan Arno Brockveld, de 24 anos, foi preso em flagrante na noite da segunda-feira (15) após uma operação encontrar...
Um casal de garotas que está namorando há dois anos decidiu fazer um teste de DNA depois de supostamente descobrir...
Lucas Meireles, de 12 anos, acabou viralizando nas redes sociais. O jovem maranhense se emocionou profundamente ao ser...
As definições de pobreza e extrema pobreza foram atualizadas e o resultado não foi bom. O novo Auxílio Brasil,...
O candidato à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno (Republicanos), tentou justificar uma fala racista com...
Um professor fez tudo o que estava ao seu alcance para conseguir ver uma aluna sua nua. O eduador até usou da...
Compositor da música "Milla", Manno Góes xingou o cantor Netinho por cantar a música em uma manifestão em defesa de...