Inovação

Robô trans que conversa com jovens sobre gênero e sexualidade é criada pela UFMG

por: Gabriela Glette

Amanda Selfie está em todas as redes sociais, fala gírias e conversa abertamente sobre sexo. Ela também é especialista em prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis (IST), gênero e orientação sexual, mas ela não é uma pessoa. Amanda Selfie é uma robô trans criada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

robô trans 1

O objetivo é atrair homens gays e mulheres trans ou travestis -de 15 a 19 anos, para participar de uma pesquisa que verifica o uso e a eficácia da Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP). Trata-se de um novo método de prevenção à infecção pelo HIV, que consiste na combinação de 2 comprimidos por dia.

robô trans 2

Através do programa, os selecionados precisarão tomar diariamente o medicamento, durante 2 anos. O efeito começa após o sétimo dia de uso em relações anais e após 20 dias em relações vaginais. Porém, antes de tomar os medicamentos, eles precisarão participar de rodas de conversas com especialistas e fazer testes frequentes de HIV. E é aí que entra Amanda Selfie.

robô trans 3

O público-alvo da pesquisa não costuma frequentar serviços de saúde convencionais, devido à falta de acolhimento. A expectativa é de que a robô consiga ser a terapeuta destas pessoas e ocupe um lugar de confiança em suas vidas. Utilizando a linguagem típica da geração Z, o bate-papo virtual irá acontecer sobretudo através de redes sociais.

robô trans 4

Considerado um método complementar de prevenção contra o HIV, é preciso ressaltar que ele deve ser combinado a outros métodos, como o uso da camisinha, que também protege contra outras IST’s. Aconteça o que acontecer, use camisinha!

Publicidade

Foto 1: divulgação

Foto 2: Fábio Silva/Secretaria de Saúde de Contagem

Fotos 3 e 4: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Em novo currículo, crianças decidem o que aprendem na Finlândia