Sustentabilidade

Site permite acompanhar deslocamento de fumaça da Amazônia em tempo real

por: Redação Hypeness

A situação da floresta amazônica beira a calamidade. Ardendo em chamas há mais de três semanas, o pulmão verde chamou a atenção do mundo todo. O alcance da fumaça foi tão grande, que atingiu cidades como São Paulo – distante mais de 3 mil km da região. 

A plataforma Earth Null permite que você veja em tempo real o deslocamento da fumaça com fuligem que tomou conta do Brasil e atinge, sobretudo, cidades dos estados de Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Amazonas e Acre. 

É possível ver o deslocamento da fumaça em tempo real

Satélites da também NASA divulgaram imagens de satélite mostrando parte do mapa do Brasil coberto por uma densa névoa cinza – fumaça fruto dos incêndios que atingem a Amazônia. 

– Escudo do Corinthians pega fogo em protesto contra queimadas na Amazônia

O Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) apresentou dado alarmante. Desde a eleição de Jair Bolsonaro, o desmatamento bateu recorde de sete anos. Segundo o órgão, são mais de 70 mil focos de incêndio ou 82% de alta. 

A situação gerou alerta entre líderes mundiais. A primeira-ministra alemã, Angela Merkel, defende a discussão prioritária do tema durante encontro do G7, que reúne as sete economias mais poderosas do planeta. 

Emmanuel Macron também cobrou providências. O presidente da França comentou o assunto nas redes sociais. 

“Nossa casa está queimando. Literalmente. A floresta amazônica, pulmão que produz 20% do oxigênio do nosso planeta, está em chamas. Isso é uma crise internacional. Membros do G7, vamos discutir essa emergência de primeira ordem em dois dias”, escreveu no Twitter.

Publicidade

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O Brasil já está se preparando para gerar energia elétrica com a força das marés