Arte

‘Sócrates’, o ‘Moonlight’ brasileiro, vai disputar vaga no Oscar 2020

por: Redação Hypeness

Premiado por onde passou, ‘Sócrates’ se coloca como forte candidato para representar o Brasil no ‘Oscar’. Dirigido por Alex Moratto, o filme segue os caminhos abertos pelo elogiadíssimo ‘Moonlight’, de Barry Jenkins, para falar sobre os dramas vividos por um jovem negro da periferia de São Paulo. 

– James Baldwin, o profeta do existencialismo negro, chega ao cinema com o diretor de ‘Moonlight’

Cena de ‘Sócrates’

A história se inicia com a perda precoce da mãe.  A vida de Sócrates (Christian Malheiros), um garoto de apenas 15 anos, é transformada a partir daí. Ele vê sozinho e diante de desafios. A relação com o pai é tumultuada e o adolescente  precisa encarar o amargor da realidade para arranjar um lugar ao sol. 

A trama produzida por Fernando Meirelles e alunos do Instituto Querô, na Baixada Santista, expõe o drama do garoto, não só pelo recorte de questões financeiras, mas pensando pelos conceitos de masculinidades negras e seus impactos no presente e futuro da juventude brasileira. Sócrates é homossexual e convive com o preconceito que cerca sua orientação sexual. 

Juventude, raça e futuro

‘Sócrates’ estreia nos cinemas brasileiros em 21 de setembro. O percurso é promissor, tendo em vista o grande impacto em premiações exitosas como a vitória na categoria Diretor Revelação no ‘Independent Spirits Awards’, considerado um dos termômetros do ‘Oscar’.  

O elenco conta ainda com Tales Ordakji, Caio Martinez Pacheco, Jayme Rodrigues e Rosane Paulo. 

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Alphonse Mucha: ícone da Art Nouveau ganha mostra inédita no Brasil