Ciência

Testes brasileiros com radiação micro-ondas destroem tumor em 4 minutos

por: Redação Hypeness

Ligado à Faculdade de Medicina da USP, o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) está testando uma nova tecnologia capaz de combater pequenos tumores. Chamada de ablação, a técnica pode destruir alguns tipos de tumor em quatro minutos.

O tratamento baseia-se no uso de radiação micro-ondas para aquecer as células a cerca de 70ºC a 80ºC e eliminá-las. Acredita-se que a radiação micro-ondas usada possa tratar tumores com até 3 centímetros de diâmetro.

A ablação é uma alternativa para casos em que a cirurgia não é indicada, como em tumores pequenos no fígado, rim, pulmão ou ossos, por exemplo. Um dos benefícios dessa escolha é o fato de que não são comprometidos os tecidos sadios, como lembra a reportagem do Uol.

Até o momento, pelo menos seis pessoas no Brasil já realizaram este tipo de tratamento e outros 60 foram selecionados para testá-lo. A técnica é usada na medicina há mais de cinco anos e consiste na inserção de uma agulha no órgão afetado até que a ponta dela encontre o tumor para poder aquecê-lo. É necessário apenas um pequeno corte e o procedimento é simplificado. Com isso, os pacientes costumam ter alta no dia seguinte ao procedimento.

Publicidade

Foto: Ani Kolleshi


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cientistas recriam essência de perfume supostamente usado por Cleópatra