Criatividade

Turma da Mônica ganha novo personagem com distrofia muscular; entenda

por: Redação Hypeness

O espírito inclusivo reaparece nas páginas dos gibis da ‘Turma da Mônica’. A galerinha dos quadrinhos mais querida do Brasil dá boas vindas ao pequeno Edu. O garoto sofre de distrofia muscular de Duchenne e serve como alerta para incidência do problema.

Criado em parceria com a Sarepta – empresa farmacêutica especializada em tratamentos contra doenças raras -, o personagem de Mauricio de Sousa aparece na segunda edição da revista da ‘Turma da Mônica’. Ele compartilha o temor de andar de cadeira de rodas ao mesmo tempo que vive rotina normal de estudos e ao lado dos amigos. 

Edu alerta para os riscos da distrofia muscular

– A capa da Turma da Mônica com uma família negra ficou linda

Assim como acontece na vida real, Mauricio associou os sintomas com o desenvolvimento do pequeno. Edu, ainda bebê, tem dificuldades de andar, de manter o equilíbrio ou pedalar igual aos outros amigos.  

A partir de exame solicitado por um pediatra, o CK, sigla para creatinoquinase, a mãe tomou ciência dos problemas musculares. 

Sintomas e tratamento 

Rara, a doença causa deterioração da musculatura do corpo, inclusive a do coração. A distrofia atinge principalmente os meninos e se manifesta ainda nos primeiros momentos da infância. 

A doença atinge crianças entre 3 e 5 anos

Os sintomas, na maioria dos casos, se manifestam entre os 3 e 5 anos. Músculos dos quadris, coxas e ombros são os mais afetados. O coração pode dar sinais de problemas já na adolescência. 

– ‘A Pequena Sereia’: Turma da Mônica mostrou como representatividade importa

Falando em medicina, profissionais de saúde indicam tratamento com corticóides para aumentar a força dos músculos, fisioterapia e hidroterapia.

Você encontra Edu em duas histórias. Garanta a sua dando um pulo na exposição ‘Olá, Maurício’, de graça, na FIESP, em São Paulo. 

Publicidade

Fotos: Mauricio de Sousa Produções/Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ficar sentado num poste por horas a fio é um esporte competitivo na Holanda