Debate

10 personalidades que acreditam (mesmo) que a Terra é plana

por: Redação Hypeness

Ai, a teoria de que a Terra seria plana ataca novamente. A discussão reacendeu depois do ‘Fantástico’, da TV Globo, tirar onda com os chamados terraplanistas. 

Na verdade, o programa exibiu uma longa reportagem contando a história da primeira expedição de caravela do mundo. O fato aconteceu há mais de 500 anos e serviu para comprovar a esfericidade do planeta em que vivemos

Para desespero dos cientistas com séculos de trabalho, muitos famosos compraram o barulho de que a Terra teria beiradas. Não dá pra saber quando o delírio surgiu, mas que essa gente é criativa, isso é. 

Gente, a Terra não é plana e nem possui ‘beiradas’

O Hypeness mostrou que um grupo organizou um cruzeiro para conhecerem a ‘beirada da Terra’. “Até onde sabemos, ninguém conseguiu ir muito além do muro de gelo e voltou para contar. O que sabemos é que ele cerca a Terra, serve para conter os oceanos e ajuda a nos proteger do que possa haver além dele”, explica a Flatpedia, uma espécie de Wikipédia dos terraplanistas.

Masculinidade tóxica

Intriga saber que os homens são maioria neste debate insano. Um conferência de terraplanistas em São Paulo convidou apenas os ‘entendidos’ do sexo masculino. 

“Eu não posso questionar Einstein e Newton porque não sou um cientista? Por que não?”, declarou à Folha um dos líderes do movimento Terra Plana Brasil.  

Parece brincadeira, mas o número de brasileiros que questionam conceitos estabelecidos pela ciência há anos preocupa. Uma pesquisa do datafolha mostrou que 11 milhões de brasileiros acreditam mesmo que a Terra seja plana

A primeira pesquisa sobre o assunto ouviu 2.086 pessoas, maiores de 16 anos, de 103 cidades. Conclusão, os terraplanistas, diz o estudo, são formados principalmente por cristãos e indivíduos com baixa escolaridade. 

Estas são algumas celebridades que caíram no papo furado. 

1- Shaquille O’Neal  

O ex-astro da NBA se meteu em uma confusão. Primeiro, Shaq disse acreditar que a Terra não seria redonda pela experiência de viagens de ônibus e avião. 

“Quando estou em meu trailer e dirijo entre Flórida e Califórnia, o que faço todos os verões, parece plana. O mesmo quando meu avião se prepara para aterrissar. Eu abro a janela e vejo toda a terra debaixo, parece plana”. 

As declarações repercutiram o ex-atleta correu para desmentir. “A primeira parte da teoria é que eu estou brincando, idiotas”, afirmou no podcast de Jordan Harbinger. 

2- Kyrie Irving 

Parece que a moda pegou entre os jogadores da liga de basquete norte-americana. O astro Kyrie Irving virou piada nacional ao embarcar na ideia dos terraplanistas. 

“Isso não é nem uma teoria da conspiração. A Terra é plana. A Terra é plana. Está bem diante de nossos olhos. Estou te dizendo, bem na frente de nossos rostos. Eles mentiram pra nós”, declarou ao podcast de Jefferson e Frye. 

A ficha caiu e Irving realizou uma verdadeira excursão para pedir desculpa, sobretudo aos professores. 

“Na época, eu não tinha noção dos efeitos. Eu embarco facilmente em teorias da conspiração. Me desculpe por isso. Por todos os professores de ciências. Me desculpe, me desculpe”. 

3- Froid 

O Brasil também está representado na lista. Além de crer que a Terra seja plana, ele acusa a NASA de ser uma farsa. A afirmação veio em entrevista ao canal NAAN TV e segundo ele, as fotos da Terra são tiradas pela lente olho de peixe/fish eye. 

“Você nunca vai conseguir ver nenhuma foto da Terra redonda que não seja tirada por uma câmera fisheye e que não seja manipulada pelo Photoshop. Vá atrás das evidências, não existe essa foto. Ninguém tem o registro dessa foto. E digo mais, se a Terra fosse redonda, você conseguiria ver pelo mar, porque são algumas jardas só da curvatura da Terra. O céu é azul porque existe um vidro e depois é água. Pesquise, a NASA é uma mentira”, encerrou. 

4- B.o.B

Mais um norte-americano na lista. O rapper B.o.B foi além e compôs até uma música para defender o ponto de vista. ‘Flatlined’ é o nome da canção. 

O rapaz, pasmem, criou até um fundo para arrecadar recursos para provar que a Terra não é redonda. 

5- Eric DuBay 

Este é um adepto da teoria da conspiração de mãos cheias. O professor universitário já escreveu seis livros sobre o assunto. 

Ele possui um vídeo no YouTube sobre o assunto com mais de 750 mil visualizações. Eric criou 220 teorias para a Terra não ser redonda. 

6- Tila Tequila 

Busque por seu nome no Google e se surpreenda. Terra plana é o primeiro resultado associado com o nome da estrela de reality show. Ela ficou famosa depois de questionar o trabalho científico no Twitter com uma série de explicações, digamos, banais. 

“Como todos os prédios de Nova York permanecem em pé? Se a Terra fosse redonda, os prédios seriam ligeiramente inclinados”. 

7- Draymond Green 

Resultado de imagem para draymond green gif

Campeão da NBA pelo Golden State Warriors, Green é outro a questionar. “Não sei se é plana ou redonda. Ninguém sabe”, disse em tom de mistério. 

8- Sherri Shepherd 

A polêmica apresentadora norte-americana gosta mesmo é de controvérsia. Ela, claro, embarcou no debate surreal. Só que ao lado dos terraplanistas. “Não digo que a Terra é plana, mas há algo aí. Não sou uma terraplanista, mas existem algumas coisas que não fazem sentido”. 

9- Freddie Flintoff

Resultado de imagem para Freddie Flintoff gif

O jogador de cricket britânico pode ser bem-sucedido no esporte. Nem tanto quando o assunto é ciência. 

“Se você está em um helicóptero, porque a Terra não vem em sua direção se é redonda?”. 

10- Wilson Chandler

O clube de jogadores de basquete segue crescendo. A bizarra declaração de Chandler impressiona. “A explicação é simples, ande por aí usando seus cinco sentidos. Se alguém não tivesse te ensinado que está em uma bola na orbitando em volta do Sol, o que concluiria com seus cinco sentidos?”

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Universidade onde racista evitou professora formou 12 negros em turma de medicina