Debate

A assustadora diferença de ingredientes entre mesmos produtos nos EUA e Reino Unido

por: Gabriela Glette

Apesar das maiores marcas do ramo alimentício estarem presentes na maior parte do mundo, sabemos que elas precisam se adaptar conforme o gosto das pessoas. O exemplo mais emblemático é a Coca-Cola, que possui sabores completamente diferentes de acordo com o país em que está. No entanto, para mostrar que não é apenas uma questão de sabor, mas sobretudo de composição química e até mesmo ingredientes, a blogueira e ativista Vani Hari decidiu descortinar os rótulos dos mesmos produtos, nos Estados Unidos e Reino Unido e a diferença não poderia ser mais gritante.

diferença ingredientes EUA e Reino Unido 1

Graças à ela, sabemos que as batatas fritas do McDonald’s nos EUA podem ter mais do que apenas óleo vegetal natural e sal usado no processo de cozimento. A aveia instantânea Quaker que você prepara para o café da manhã também é muito mais saudável no Reino Unido. Quando considerados em termos gerais, alguns produtos alimentares têm alternativas mais saudáveis no Reino Unido. Isso coloca em foco a questão de saber até que ponto os ingredientes extras estão afetando os americanos.

diferença ingredientes EUA e Reino Unido 2

Segundo ela: “Enquanto a Europa adota uma abordagem de princípio de precaução em relação aos aditivos alimentares que são potencialmente arriscado, proibindo ou adicionando etiquetas de aviso a esses aditivos, os EUA não adotam essa abordagem. Eles simplesmente não removem os aditivos dos alimentos até que eles se mostrem perigosos – o que pode levar muito tempo e muita burocracia”.

diferença ingredientes EUA e Reino Unido 3

Descrita pela revista Time como uma das 30 pessoas mais influentes na internet, a autora do blog Food Babe costuma denunciar a composição dos produtos presentes em 9 entre 10 lares no mundo. Seu trabalho é sério e tão relevante, que vem obrigando gigantes como Kraft, Subway e Starbucks a elaborar produtos mais saudáveis.

diferença ingredientes EUA e Reino Unido 4

No entanto, a questão é muito mais complexa e inclui muito mais ajustes do que simplesmente uma mudança nos rótulos. De acordo com a influenciadora, as estatísticas sobre a saúde dos americanos são absolutamente sombrias: “Mais de dois terços dos cidadãos dos EUA estão acima do peso e mais de 18% das crianças são obesas. Depois de fumar, a obesidade é a maior causa de morte prematura nos Estados Unidos”.

diferença ingredientes EUA e Reino Unido 5

Embora existam muitas causas por trás dessas estatísticas, sem dúvida uma das principais é a dieta americana, cheia de ingredientes arriscados que não são usados ​​da mesma forma em outros países. A comida americana está sobrecarregada com gorduras ruins, muito açúcar refinado barato e montes de aditivos sintéticos e isto fica evidente quando observamos os componentes químicos listados nas fotos publicadas por ela.

diferença ingredientes EUA e Reino Unido 6

Não é à toa que sua publicação viralizou. Hoje, as pessoas estão muito mais preocupadas com a alimentação do que há pouco tempo. O questionamento que fica é: até que ponto confiar nas gigantes da indústria alimentícia? Para Vani Hari, a resposta é clara: Confiar cegamente no que diz na frente de um pacote de alimentos é um grande erro“.

diferença ingredientes EUA e Reino Unido 7

Publicidade

Fotos: Food Babe


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Com 200 anos, árvore mais antiga de SP é danificada por obra