Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O topo do monte Buzludzha, na montanhosa região central da Bulgária, sempre foi um ponto histórico para o país – mas não a Bulgária atual, e sim para outra versão do país que não existe mais: a Bulgária comunista. Foi no pico desse monte que o Partido Social Democrata Búlgaro (que se tornaria o Partido Comunista) foi fundado, e também foi na região que os rebeldes búlgaros venceram os otomanos e que os comunistas combateram os nazistas. Assim, em 23 de agosto de 1981, um imenso e exótico monumento foi construído – para ser, ao mesmo tempo, um memorial, um museu e um local para cerimônias. Passados 38 anos da fundação do Monumento Buzludzha, ele segue como um dos locais mais fotografados leste europeu, mas não mais por sua glória e grandiosidade, e sim por seu abandono.
Registro da época da inauguração do monumento
À época de sua fundação e durante seu tempo de uso, verdadeiras multidões visitavam o local para admirar os feitos e a grandiosidade do comunismo búlgaro – estima-se que 3 milhões de pessoas visitassem o “monumento do povo”, como ficou conhecido Buzludzha. A construção custaria cerca de 34 milhões de dólares atuais, mas foi toda custeada a partir de doações voluntárias e vendas de selos comemorativos.
O interior do monumento, durante os tempos áureos do comunismo búlgaro
Em 1989, porém, o estado comunista ruiu na Bulgária junto com o fim da União Soviética – e, em meados dos anos 1990, o monumento acabou abandonado, e seu formato, similar a um disco voador de filmes antigos, o tornou novamente uma atração turística – mas por motivos opostos à sua atração original.
O monumento hoje – abandonado
Hoje a internet reacendeu intensamente o interesse por locais abandonados das antigas repúblicas comunistas – como uma máquina do tempo que nos leva ao passado e nos lembra de um outro mundo que já existiu mas, ao mesmo tempo, mostra de forma inclemente como o tempo passou. Mas o futuro de todo esse passado permanece incerto: parte da população defende que o local seja reconstruído como era originalmente, enquanto outros que se mantenha abandonado.
Tem se tornado popular, porém, a proposta de fazer a manutenção para que o local não se deteriore, mas sem alterar seu estado atual – como um monumento complexo do passado, presente e futuro. O governo está fazendo avaliações de custos e compreendendo o que é possível fazer com o OVNI comunista búlgaro – que permanece como uma atração turística das mais fotografadas de todo o leste europeu, e uma lembrança agridoce de glórias e fracassos para todos os lados ideológicos.
Publicidade
O que você vai ver a seguir acontece uma vez na vida e de muito poucas pessoas – tanto o inusitado encontro, como o...
"Eu vou largar tudo e viajar por aí". Quem nunca proferiu tal frase na vida, que atire a primeira pedra, porque nós...
Para se locomover por Amsterdã, na Holanda, você pode optar pelas bicicletas, pelo metrô ou pelo carro, mas há...
Se valendo de uma tendência muito forte de compartilhamento de ideias, projetos, e até de um sofá pra dormir, um...
Quem viaja, em especial os mochileiros, sempre tem a preocupação de escolher quais roupas serão essenciais durante...
Ela é bem pequena, talvez minúscula, cercada por um mar bem azul e rico em peixes, que devem representar um volume...
Dá para ouvir aquelas músicas que remetem ao tango quando estamos andando pela calçada, algumas com uma...
A construção de uma hidrelétrica na região norte da Itália fez com que, em 1950, o vilarejo de Curon simplesmente...
Quando for montar a lista de desejos de viagens, lembre-se sempre de que o Brasil é um dos melhores países para se...