Inspiração

A maravilhosa alagoana de 117 anos que está desafiando o Guinness com sua idade

por: Redação Hypeness

A vida eterna é uma utopia para todos os seres humanos. Quase todos. O UOL contou a história de Josefa Maria da Conceição, uma senhora aposentada gente boa que em 2019 completou 117 anos de vida. 

– Projeto mostra envelhecimento da mulher de 0 a 100 anos em 60 segundos e é pura poesia

Parece mentira, mas não é. Acredite. Josefa mora em Pilar, cidade da Grande Maceió. Com o rosto marcado pela passagem do tempo, a nordestina de origem simples trabalhou a vida todo como agricultora. A roça, diz ela, foi o único exercício praticado em mais de um século de caminhada.  

E, com essa idade de respeito, Josefa é um ano mais velha que Kane Tanaka, japonesa de 116 anos declarada oficialmente a pessoa mais velha do mundo. 

A alagoana nasceu em 1902, oito anos antes da fundação do Sport Club Corinthians Paulista. A longevidade, segundo diz ao UOL, simplesmente aconteceu. 

Com 117 anos, dona Josefa desafia o Guinness

“Deus quem consentiu de eu viver. Eu não fiz nada”. 

Josefa teve 22 filhos, mas apenas 4 estão vivos. Não faz a menor ideia da quantidade de netos e sequer sabe a própria idade com exatidão. “Uns cento e pouco”, brinca com a alegria de quem parece compreender a simplicidade da vida. 

“Faço nada hoje não. Fico só descansando e comendo”, afirma Josefa, que trabalhou na roça plantando batata, inhame e macaxeira. 

A saúde vai muito bem, obrigada. Cícera Rosane da Silva, filha de 72 anos de Josefa, conta que o único problema da mãe é dificuldade de enxergar, que provoca acidentes como queimaduras de cinzas do cigarro que ela não larga de forma alguma. 

“Quando eu digo a ela que não vou mais comprar cigarro, ela fica brava”, revela ao UOL. 

Os médicos concordam, mas se impressionam com a longevidade de dona Josefa. 

“É uma pessoa pobre, sem nenhuma cultura para se prevenir. Fuma até hoje. Embora isso [fumar] não deva ser nenhum estímulo para o uso de cigarro, é incrível como ela com essa idade ainda fuma e não tem nenhum problema de saúde”,  confidencia o médico Renato Rezende, com quem Josefa se consultou pela última vez em janeiro. 

Nascida antes de Santos Dumont colocar o 14 bis no ar, Josefa Maria da Conceição está com todos os documentos reunidos para o reconhecimento do Guinness. No mais, resta admirar a história dessa agricultora aposentada que mostra, mais uma vez, como a vida pode ser fácil de ser vivida.

Publicidade

Foto: Carlos Madeiro/UOL/Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Recém-nascida sorri ao reconhecer voz do pai e foto viraliza