Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Uma norte-americana de apenas 10 anos morreu após contrair uma ameba que come o cérebro. O protozoário é conhecido como Naegleria fowleri ameba e geralmente habita lagos e rios de águas quentes ou mornas. Ele também pode ser encontrado em piscinas sem tratamento.
– Empresas e pessoas só vão se preocupar com o desperdício da água se doer no bolso
Para chegar ao cérebro, a ameba entra pelo nariz e pode matar em poucos dias. O Hypeness conversou com Gustavo Santiago, especialista em Medicina de Família, que ressalta a raridade de casos semelhantes no Brasil.
“Basicamente, a infecção desse tipo de ameba ocorre com inalação de água contaminada, mas é muito raro. Na literatura médica, existem cerca de 300 casos descritos no mundo todo. A maioria aconteceu nos Estados Unidos e no Brasil não há nenhum caso registrado”, diz ele.
Os médicos dizem que os primeiros sintomas se manifestam em até 24 horas e são parecidos com a meningite. Sobretudo dor de cabeça, enjoo e intolerância ao barulho. O agravamento da doença provoca desmaios, confusão mental e coma.
Por falar nos Estados Unidos, a maioria dos casos associados com esta ameba foram registrados no Texas e Flórida, este conhecido pelos pântanos e rios com águas de temperaturas elevadas.
Rio em área rural da Flórida, EUA
Lily Avant saiu para nadar no feriado do Dia do Trabalho em um rio do condado de Brazos, no Texas. Em seguida, a garota de 10 anos apresentou quadro de febre alta, de acordo com a NBC News Dallas.
“Ela mudou nossas vidas e trouxe unidade para uma nação dividida. Agora, nossa bebê está completamente curada nos braços de Jesus”, escreveu a tia, Yadon, em nota à NBC News.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA alerta para a raridade da infecção, que dificulta o trabalho dos médicos. Em 75% dos casos os diagnósticos são feitos depois da morte do paciente.
Assim como os médicos norte-americanos, Gustavo Santiago chama a atenção para a dificuldade de prevenção da contração da Naegleria fowleri ameba. Por isso, o especialista em Medicina da Família insiste que as pessoas só devem nadar em águas com segurança comprovada.
“Não há uma forma específica de prevenir. Então, procure tomar banho em locais em que se saiba sobre a qualidade da água. Evite tomar banho em locais com água de qualidade duvidosa ou histórico de alguma doença infecciosa”, assinala.
Publicidade
Um tweet com uma frase simples e uma imagem desencadeou não só um sem-fim de teorias conspiratórias como um pungente...
Há palavras que dizem muito mais do que sua mera definição pode indicar. Todo ano o departamento da Universidade de...
Christina Ozturk tem 23 anos e 11 filhos. O número já seria surpreendente em qualquer situação, mas imagina se ela...
A produção da CoronaVac está interrompida no Instituto Butantan, em São Paulo. Após as falas do presidente Jair...
O jornal Folha de São Paulo publicou uma reportagem acusando empresários de financiar um esquema milionário de...
Finalmente um destino adequado: o Museu da República vai receber as peças sagradas da umbanda e candomblé...
Jonah Falcon, 51, é conhecido por ter o maior pênis do mundo. Muita gente (especialmente homens) deve achar que só...
São muitas as notícias sobre a adoção de políticas anti-plástico por países europeus. Contudo, pouco se fala...
Depois da Justiça dos Estados Unidos ter anunciado a reunião de evidências suficientes de que ao menos 300...