Ciência

Arquipélago com praia e rio com o triplo do tamanho do RJ é achado submerso no RS

por: Redação Hypeness

Um arquipélago encontrado submerso em pleno oceano Atlântico fez lembrar milhares de teorias e documentários sobre Atlântida. Segundo reportagem do UOL, a Elevação do Rio Grande é considerada a maior cadeia montanhosa submersa próxima da costa do Brasil. 

– Cientistas estão de boca aberta com a ‘cidade submarina’ criada por polvos

A magnitude impressiona, com 150 mil km² o arquipélago é três vezes maior do que o Rio de Janeiro e possui praia e rio, além de resquícios de manguezais. 

Pesquisadores do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP) acreditam que o grupo de montanhas tenha feito parte do supercontinente Gondwana, que há mais de 140 milhões de anos deu origem ao que chamamos de África e Américas. 

O arquipélago está há pouco mais de mil quilômetros de Porto Alegre

A Elevação do Rio Grande está há cerca de 1.300 quilômetros de Porto Alegre e  com profundidades que variam entre 700 metros e 2 mil metros. Grupos de pesquisadores de instituições como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade de Liverpool acreditam que a Elevação do Rio Grande estava próxima da Namíbia. Isso há 80 milhões de anos.  

A volta dos holofotes para o arquipélago perdido no meio do Atlântico se dá também por questões econômicas.  Em 2015, a Autoridade Internacional do Fundo Marinho (ISA) permitiu que a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, investigasse a área por 15 anos. Eles estão de olho em crostas de ferro e manganês de rochas da elevação, que são ricas em nióbio e titânio. 

Os resultados da expedição foram publicados em artigo na edição de maio da revista de ciência Frontiers in Marine Science. 

Atlântida 

Talvez dos maiores mistérios da humanidade, Atlântida fascina até os dias de hoje. A suposta existência da ilha se deu a partir de escritos e pensamentos do filósofo grego Platão, que acreditava que a ilha era habitada por um povo evoluído das Colunas de Hércules.

Localizada no Mediterrâneo, Atlântida teria sido um dos impérios mais avançados do período. Não se sabe ao certo o que teria provocado seu desaparecimento. Existem teorias sobre a erupção de um vulcão, que causou ondas gigantes e tragou a ilha para as profundezas dos mares. 

Publicidade

Foto: Fapesp/Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estudante desenvolve inseticida à base de planta para combater o vírus da dengue