Arte

Artista russo se equilibra nas paredes para destacar as questões sociais de seu país

por: Gabriela Glette

Baseado na cidade de Samara, o artista russo Arseniy acaba de ressignificar tudo o que imaginamos como arte politizada. Equilibrando-se nas paredes de um prédio abandonado utilizando apenas uma fina tábua de madeira, o seu propósito é destacar as questões sociais de seu país.

artista russo se equilibra 1

“Eu queria criar a imagem de um cidadão de um bairro comum, encostado a um tapete comum”

 

O projeto é chamado “1m²” e trata de questões e experiências sociais encontradas por russos normais. As apresentações incluem a exibição de um simples jantar de operário, as tão sonhadas férias na praia e as dificuldades que as pessoas com deficiência encontram devido à falta de acessibilidade.

artista russo se equilibra 2

“Sou soldador. Trabalho durante a semana e relaxo com meus amigos no fim de semana. Se meus amigos estão ocupados, relaxo sozinho”

 

Correndo o sério e real risco de cair, o artista aproveita e cria uma legenda a cada foto. A série é ácida, mas quem disse que a vida dos menos favorecidos também não é?

artista russo se equilibra 3

A situação econômica na Rússia

Atualmente, um a cada sete russos é pobre: quase 21 milhões de habitantes vivem abaixo da linha da pobreza, um índice que cresceu 15% desde 2014. Com população envelhecendo, baixa taxa de natalidade, indústria pouco desenvolvida e uma série de sanções internacionais, o país luta para sair da crise, mas não está conseguindo.

artista russo se equilibra 4

“As pessoas não prestam atenção a esses problemas até que aconteçam com eles ou com seus entes queridos”

 

Segundo um estudo do banco Crédit Suisse, os 10% mais ricos da população possuem 77% da riqueza, situando a Rússia no mesmo nível que os Estados Unidos em termos de desigualdade, entre os países desenvolvidos.
artista russo se equilibra 5

“Financiei este estúdio que mede 1m². A taxa é boa e é apenas por 20 anos”

 

artista russo se equilibra 6

“Eu nunca estive no mar. Felizmente, no meu bairro, cada quintal tem objetos de arte que têm um tema marítimo”

 

artista russo se equilibra 7

Publicidade

Fotos: Instagram


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Vivemos em uma época em que há muita polarização’, lamenta Mick Jagger durante lançamento de filme