Arte

Artistas japoneses criam instalação incrível das ondas do mar dentro de uma sala

por: Gabriela Glette

Que os japoneses possuem uma técnica e engenhosidade acima da média, isso nós já sabemos, mas agora eles se superaram. Os membros do coletivo de artistas 目 (que significa “olho”), Haruka Kojin, Kenji Minamigawa e Hirofumi Masui são os criativos por trás de uma impressionante instalação de ondas do mar dentro de uma das salas do Mori Art Museum – em Tóquio.

instalação ondas do mar 1

Intitulada de Contato, a peça é tão realista que chega a assustar os desavisados. As ondas fazem parte da Roppongi Crossing, uma série de exposições de arte contemporânea para o museu. Milimetricamente planejada, a instalação imita as ondas do oceano de maneira tão perfeita que, se não fosse pelos limites da parede da galeria, você poderia esperar que o mar inundasse a sala inteira.

instalação ondas do mar 2

Para completar a fascinante experiência, a obra é iluminada pela luz solar natural que vem da janela e ajuda a dar a sensação de natureza. Esta não foi a primeira vez que um grupo de artistas tentou recriar a imensidão do mar. Em 2018, o argentino Miguel Rothschild homenageou o grande Jorge Luis Borges através de sua instalação Elegy, em Berlim. De fato, talvez a maior inspiração para quem trabalha com arte seja mesmo a natureza.

instalação ondas do mar 4

A instalação Elegy, exposta no altar da igreja St. Matthew’s Church, em Berlim.

Mar e saúde mental

A neurociência está finalmente conseguindo mostrar que, quando estamos em contato com o mar, ativamos o córtex pré frontal de nosso cérebro, área diretamente associada com as emoções e a autorreflexão. Poucos minutos que passamos apenas observando o mar e sua imensidão podem fazer a diferença em nossas vidas.

instalação ondas do mar 3

Ou seja, aquela sensação de paz e bem estar não é ilusão, mas pode trazer inúmeros benefícios às nossas vidas. Na dúvida, visite o mar!

Publicidade

Fotos: divulgação


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Namoravam os garotos e elas também | Do Amor #118