Especialista em fotografar a natureza de modo a transformá-la em obra de arte abstrata, o fotógrafo Tom Hegen acaba de se superar mais uma vez. Ele, que já fez belos registros dos campos de tulipas da Holanda e das lagoas de sal que revestem o Mediterrâneo, desta vez fotografou as vastas dunas de areia do deserto da Namíbia. Intitulada de Sand Dune, sua série explora as formas orgânicas e aleatórias produzida pelas areias do Parque Nacional Namib-Naukluft – patrimônio mundial da UNESCO.

Os montes intermináveis de areia chegam a formar montanhas de até 300 metros, resultando em uma topografia única, que chamou a atenção do artista. Porém, se ele poderia se contentar em “apenas” fotografar esta paisagem única, preferiu transformá-las em obras de arte. Ao site My Modern Met ele explica: “Minha abordagem à fotografia aérea é semelhante à dos pintores: tenho uma visão de que tipo de foto gostaria de obter e, no ar, tento transformar essa visão em realidade”.

Feita enquanto ele sobrevoava a região em um helicóptero, sua série é misteriosa e um verdadeiro deleite para aqueles que querem reverenciar a magnificência da natureza. Fotógrafo e design gráfico, o alemão parece ter encontrado o equilíbrio entre as 2 artes, que se interseccionam de maneira exemplar nesta série.

O deserto da Namíbia
Localizado entre o sul de Angola e o norte da África do Sul, o deserto da Namíbia tem mais de 55 milhões de anos, sendo considerado o mais antigo do mundo. Com grande parte da região desabitada, exceto por alguns pequenos povoados espalhados, este é o destino número 1 de quem planeja uma à Namíbia.

O deserto de areia vermelha vem atraindo cada vez mais turistas, sendo que no local é possível encontrar hotéis, campings e guias para todos os gostos. Talvez porque este seja o lugar na Terra que mais pareça com um outro planeta. Apesar do calor e tempo seco – que exigem certos cuidados, está aí um roteiro mais do que original!










