Depois de lançar bonecas inspiradas em David Bowie, na surfista Maya Gabeira e em Frida Kahlo, a Barbie agora homenageia a ativista Rosa Parks e a astronauta Sally Ride. Os novos brinquedos fazem parte da linha Mulheres Inspiradoras.
Rosa Parks foi uma ativista negra que se tornou conheceida durante o movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos. Em uma época de segregação racial no país, ela se recusou a deixar seu assento no ônibus para que uma pessoa branca pudesse sentar e se tornou um ícone de resistência. Sua atitude desencadeou um boicote aos ônibus em Montgomery e deu força à luta antissegregacionista.

A trajetória de Sally Ride é diferente, mas nem por isso menos importante. Ela foi uma física e astronauta e se tornou a primeira mulher americana a ir para o espaço, em 1983. Antes de virar uma Barbie, Sally foi homenageada pela LEGO.

As novas bonecas custam US$ 30,99 cada ou cerca de R$ 130. No verso da embalagem de cada brinquedo, é contada a história destas mulheres inspiradoras. Veja aqui todos os atributos da Barbie Rosa Parks e da que homenageia Sally Ride.

Desde 2015, a Mattel busca ressignificar o papel das bonecas na vida das crianças. A empresa se comprometeu a criar Barbies que representem modelos positivos para as meninas do mundo e mostrar que elas podem ser tudo que quiserem.
“Ao introduzir garotas às histórias de mulheres de todos os estilos de vida, elas começam a ver mais oportunidades para si”, destaca o site da iniciativa.