Sustentabilidade

Brasileira descobre propriedade no eucalipto que pode substituir agrotóxicos

por: Redação Hypeness

A pesquisadora Cátia Libarino descobriu no óleo essencial de eucalipto um verdadeiro pesticida natural. Mestranda em Ciências Florestais na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), ela buscava um tratamento natural contra os fungos que atacam a árvore de macadâmia.

Para chegar a um resultado realmente eficaz, Cátia testou três espécies de eucalipto, extraindo delas seus óleos essenciais e extratos vegetais. A melhor solução foi apresentada pelo óleo essencial da árvore Corymbia citriodora, também conhecida como eucalipto-cidró, eucalipto-limão ou eucalipto-cheiroso.

A aposta não poderia ser mais certeira. Além de contribuir com a redução dos fungos, o óleo essencial da ávore contém citronelal, substância que dá cheirinho de limão ao óleo de citronela, bastante usado como repelente de insetos. De acordo com o Ciclo Vivo, o orientador da pesquisa, professor Dalton Longue, destacou que até mesmo pequenos produtores poderiam se beneficiar do método.

Embora os óleos essenciais tenham apresentado maior eficiência no combate ao fungo, os extratos vegetais também podem ser utilizados. Uma vantagem é que seu preparo é fácil utilizando um processador mecânico e estes extratos se biodegradam no ambiente. Além disso, folhas de eucalipto frescas que seriam descartadas podem ser reaproveitadas em sua produção. Genial, não?

Publicidade

Foto em destaque CC BY-SA 4.0 Geekstreet


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O Brasil já está se preparando para gerar energia elétrica com a força das marés