Sustentabilidade

Canudos de macarrão são alternativa quase perfeita ao metal, papel e plástico

por: Vitor Paiva

É impossível calcular a imensa quantidade de canudos plásticos que, após um único desnecessário uso, vão para o lixo e terminam nos mares do mundo. Estima-se, porém, que o número esteja na casa dos bilhões. Por isso, a busca por alternativas a esse poluente tornou-se uma espécie de símbolo da diferença que individualmente podemos fazer na luta pela salvação dos oceanos e do próprio planeta. Canudos de papel ou de metal são boas opções, mas apresentam problemas – o primeiro se desfaz rapidamente durante o uso, e o segundo é caro, e sua produção também é ecologicamente problemática. Assim, uma nova e curiosa alternativa se apresenta como um material quase perfeito: os canudos de macarrão.

Pode parecer cômico, mas essa solução simples é aprovada em quase todos os testes. Feito com somente farinha e água, os canudos de macarrão possuem baixo custo de produção e igualmente baixo impacto ambiental. Biodegradáveis, podem ser dispensados sem maiores preocupações, e podem ser fabricados em tamanhos e espessuras diversas, de acordo com diferentes demandas. Além disso, fabricantes garantem que os canudos de macarrão resistem dentro de drinks gelados ou em temperatura ambiente por mais de uma hora sem maiores problemas.

Tal alternativa é especialmente indicada para drinks gasosos, por esconderem por mais tempo um eventual sabor de macarrão que o uso a longo prazo do canudo pode trazer. Além disso, esse canudo traz um problema similar aos feitos em metal: o fato de não poder ser dobrado o torna de difícil uso para algumas pessoas com necessidades especiais.

Salvo tais questões, ele é uma alternativa praticamente perfeita – mas não se deve utiliza-lo em em drinks quentes, ou a bebida se transformará em uma próxima refeição.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Google ajudou a financiar grupos anticientíficos que negam mudanças climáticas